O que significa quando uma criança tem necessidades especiais?

Necessidades especiais é um termo bem abrangente para uma grande possibilidade de diagnósticos, desde aqueles são feitos rapidamente até aqueles que serão um desafio para toda a vida.

As necessidades especiais podem ser diagnosticadas por deficiência físicas, atrasos no desenvolvimento, condições médicas, condições psiquiátricas e condições congênitas que exigem tratamentos específicos para que as crianças possam alcançar sua potencialidade.  Os diagnósticos são peça chave no tratamento de crianças especiais com o intuito delas poderem obter o melhor tratamento a seu caso, também é um fator importante para que você possa entender melhor o seu filho.

As necessidades especiais são comumente definidas pelo que uma criança não podem fazer – marcos não cumpridos (andar, falar…), alimentos proibidos, atividades evitadas ou experiências não realizadas. Esses obstáculos podem atingir duramente as famílias e podem fazer com que as necessidades especiais pareçam uma tragédia. Mas não é.

Alguns pais sempre lamentarão o potencial perdido do filho, e algumas condições se tornam mais preocupantes com o tempo. Outras famílias podem achar que os desafios de seus filhos tornam os triunfos mais doces e que os pontos fracos são frequentemente acompanhados de forças surpreendentes.

Por exemplo, duas famílias de crianças com necessidades especiais podem parecer terem muito em comum, no entanto, uma família que lida com atrasos no desenvolvimento físico terá preocupações diferentes de uma família que tenha uma criança com uma síndrome rara. Essas famílias terão ansiedades diferentes das que lidam com doenças mentais, problemas de aprendizado ou desafios comportamentais.

Necessidades especiais é um termo muito amplo e toda situação é única. Cada criança é única. As famílias devem se concentrar em procurar ajuda e orientação necessárias para suas preocupações especificamente.

Problemas médicos para crianças especiais incluem doenças graves como câncer, defeitos cardíacos, distrofia muscular e fibrose cística. Também inclui condições crônicas como asma e diabetes, condições congênitas como paralisia cerebral e nanismo, além de ameaças à saúde, como alergias alimentares e obesidade. Uma criança pode precisar de exames médicos, estadias hospitalares, equipamentos e acomodações para deficiências frequentes. Estabelecer um bom sistema de apoio é muito importante quando se lida com a incerteza e com qualquer crise médica.

Não podemos esquecer das crianças com problemas de comportamento que podem não responder à disciplina tradicional. Diagnósticos como TDAH , transtorno do espectro alcoólico fetal (FASD), disfunção da integração sensorial e síndrome de Tourette requerem estratégias especializadas que são adaptadas às suas necessidades específicas. Problemas de comportamento podem aumentar o risco de problemas na escola. Como membro da família, você precisará ser flexível, criativo e paciente.

As deficiências de desenvolvimento podem mudar suas visões do futuro e fornecer dificuldades imediatas para cuidar e educar seu filho. Diagnósticos como autismo, síndrome de Down e deficiências intelectuais geralmente fazem com que as crianças sejam excluídas de algumas atividades. Com muita frequência, os pais se tornam ferozes defensores para garantir que seus filhos recebam os serviços, a terapia, a escolarização e a inclusão de que precisam e merecem.

Crianças com dificuldades de aprendizagem, como dislexia e transtorno de processamento auditivo (APD), lutam com o trabalho escolar, independentemente de suas habilidades intelectuais. Eles exigem estratégias de aprendizagem especializadas para atender seu potencial e evitar problemas de auto-estima e dificuldades comportamentais.

Os pais de crianças com dificuldades de aprendizagem precisam ser persistentes. Isso inclui trabalhar com seu filho em casa, bem como com professores e escolas, para garantir que eles recebam toda a ajuda de que precisam.

Perceber que seu filho sofre de ansiedade ou depressão ou tem dificuldades de apego pode ser inesperado. Mais uma vez, toda criança será diferente, mas elas podem deixar sua família lidando com uma montanha-russa de humor, crises e desafio. É importante que os pais encontrem os profissionais certos para ajudar. Você também precisará tomar decisões sobre terapia, medicamentos e, possivelmente, hospitalização.

Embora todas as crianças com necessidades especiais sejam diferentes e cada família seja única, existem algumas preocupações comuns que ligam os pais. Estes incluem a obtenção de cuidados apropriados e a promoção da aceitação na família como um todo, na escola e na comunidade. Para alguns, o planejamento para um futuro incerto pode ser necessário. Você também se encontrará ajustando rotinas e expectativas, às vezes com bastante frequência. Grupos de pais com filhos com os mesmos diagnósticos pode ser importante para esses pais. A troca de informação, palavras de conforto são sempre bem vindas por esses pais.

Por necessidade, pais de crianças com necessidades especiais são frequentemente mais flexíveis, compassivos, teimosos e resilientes do que outros pais. Embora possa não ser algo que você esperava ou esperava, é importante para o seu filho que você tente fazer o melhor possível. Saiba que você não está sozinho, portanto, sinta-se à vontade para buscar apoio.

Nós temos um grupo de discussão e apoio no facebook chamado Crianças Especiaisé um grupo destinado a pais  e familiares de crianças especiais, se quiser participar sinta-se bem-vindo: https://www.facebook.com/groups/153540908548146/

Texto original: https://www.verywellfamily.com 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: