Natação para crianças com necessidades especiais

Nadar para crianças com necessidades especiais é benéfico não apenas para a saúde física, mas também para melhorar sua saúde mental e comportamental. A natação as ajuda obter boa resistência, força muscular, melhora o condicionamento físico e  comportamental, flexibilidade corporal, melhora o auto-controle e coordenação, etc.

Além disso, passar tempo na água mantém as crianças relaxadas e calmas, com isso elas ficam mais motivadas a passarem mais tempo lá.

Porém, a natação para crianças com necessidades especiais requer alguns cuidados:

Equipamento

O uso de equipamento adaptativo pode tornar as atividades aquáticas mais benéficas para as crianças com necessidades especiais. Por exemplo, tapetes flutuantes ou coletes salva-vidas são úteis para crianças com distúrbios motores para ajudá-los a aproveitar a água com facilidade e segurança. Algumas toucas e tampões de natação estão disponíveis para as crianças aparelhos auditivos.

Compreensão

Nem todas as crianças com necessidades especiais precisam de atividades e treinamento semelhantes, pois depende do tipo de deficiência que a criança tem. O treinamento para algumas crianças pode incluir dicas visuais, algumas podem precisar de instruções verbais, enquanto outras crianças entendem melhor por meio de uma demonstração de instrutor. Muitas vezes essas crianças ficam mais confortáveis ​​e capazes de aprender em piscinas quando o ambiente é tranquilo. É importante que o ambiente e as lições estejam de acordo com as necessidades de cada criança.

Atenção

A natação pode ser uma atividade nova para crianças com necessidades especiais e elas podem ficar desconfortáveis ​​ou com medo de começar. É importante que o instrutor preste atenção às crianças e as ajude a se aclimatar à água inicialmente e às vezes até mais. Às vezes, cada aula deve começar com um exercício de re-aclimatação.

Consistência

As atividades e treinamentos devem ser feitos de forma constante, a fim de obter resultados sempre melhores. Rotinas irregulares e mudanças frequentes nos métodos de ensino podem afetar a motivação e o processo de aprendizagem de qualquer criança, especialmente para crianças com necessidades especiais.

Segurança

Como todos sabemos, a segurança é a primeira prioridade em qualquer programa de natação e quando se trata de crianças com necessidades especiais, é ainda mais importante, pois podem precisar de mais cuidado e atenção. As medidas de segurança mais comuns incluem ambiente limpo e água, turmas pequenas, instrutores experientes e salva-vidas e um plano de emergência.

Aulas de natação com necessidades especiais são úteis para desbloquear as potencialidades das crianças. No entanto, é essencial que uma criança seja treinada por um treinador altamente qualificado e experiente. Temos um post que ajuda os professores a trabalharem com crianças com necessidades especiais. 8 dicas importantes para trabalhar com uma criança com necessidades especiais.

Existem algumas excelentes escolas de natação disponíveis para crianças com necessidades especiais, vale a pena procurar a mais próxima a você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: