Supermercado do Reino Unido terá horário “mais tranquilo” para atender pessoas com autismo

O supermercado Morrisons, no Reino Unido, decidiu que todos os sábados das 9h às 10h da manhã, destinará atendimento especial as  pessoas com autismo e suas famílias com o intuito de dar a eles uma melhor experiência de compras.

merlin_137937384_f0f0eb95-4543-43ff-97ad-a752c05dfec0-jumbo
Imagem: Peter Nicholls / Reuters (Morrisons)

As luzes serão diminuídas, a música será silenciada, os bipes das máquinas serão desligados inclusive as luzes. Por uma hora aos sábados, o supermercado destinará uma “hora mais calma” com o intuito de  ajudar as pessoas com autismo a terem uma experiência de compra melhor, aliviando a sobrecarga sensorial.

Estima-se que no Reino Unido haja 700.000 pessoas autistas, segundo Tom Purser, da National Autistic Society. “Isso significa que eles vêem, ouvem e sentem o mundo de maneira diferente de outras pessoas, muitas vezes de maneira mais intensa, o que pode tornar as compras uma verdadeira luta.”

O autismo é uma deficiência de desenvolvimento para toda a vida que afeta como as pessoas se comunicam e se relacionam com os outros e como eles experimentam o mundo ao seu redor. Mais de 60% das pessoas com autismo evitam lojas e 79% dizem que se sentem socialmente isoladas, de acordo com números publicados pela associação inglesa.

A “Autsim Hour” faz parte da campanha “Too Much Information”, da National Autistic Society : que no ano passado, teve a adesão de mais de 5.000 varejistas. A associação espera expandir a iniciativa.

Morrisons, a quarta maior cadeia de supermercados da Grã-Bretanha, disse por meio de um comunicado em seu site , “Ouvindo os clientes, descobrimos que um em cada cinco tinha um amigo ou membro da família com autismo e muitos gostaram da ideia de poder comprar mais conforto às 9 horas da manhã de um sábado. ”

Angela Grey, parte de um grupo comunitário disse: “Eu estava avaliando o projeto, pois meu filho é autista, e descobrimos que essas mudanças fizeram uma diferença real para  nós”.

Lisa Chudley,  recebeu um diagnóstico de autismo para seu filho, Max, aos 7 anos. Durante uma visita a um supermercado, Max caiu no chão, tapou as orelhas e começou a tremer incontrolavelmente.

Apenas evitamos as lojas, especialmente nos horários de pico“, disse Chudley, que costuma fazer suas compras online, mas fez uma exceção naquele fim de semana porque não havia vagas de entrega disponíveis.

O que já pode ser uma experiência chata para a pessoa média é 10 vezes mais caótico para Max, que sente as coisas muito mais intensamente do que nós“, disse Chudley. “Alguns ambientes comerciais podem ser tortura para crianças autistas”.

Compras pode ser igualmente estressante para adultos com autismo. Billie Jade, de 21 anos, de Derbyshire, na Inglaterra, que escreve sobre sua condição , diz que tenta evitar o máximo possível de grandes lojas.

Às vezes vou ao supermercado buscar ingredientes para assar”, escreveu ela em um post. “Vou me certificar de que, antes de entrar na loja, salvei fotos no meu celular exatamente do que estou procurando, para poder entrar e sair o mais rápido possível.”

No final do ano passado, a Target em Framingham, Massachusetts, nos Estados Unidos ofereceu “horas de compras sensitivas”, de acordo com as informações da imprensa local. Por três horas em um domingo de dezembro, a loja cortou a música, apagou algumas luzes, minimizou as telas eletrônicas e criou um espaço tranquilo para os clientes.

Apesar desse tipo de ação estar sendo feita ao redor do mundo, não há previsão de adesão das grandes redes varejistas aqui no Brasil a esse tipo de ação.

Esperamos que em breve as grandes redes adiram a esse tipo de ação, podendo os autistas e suas família terem uma melhor experiência de compras.

Fonte: http://www.thenytime.com

Foto capa: http://www.criancaesaude.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: