Menino de seis anos com doença genética grave vence luta contra o coronavírus
Um menino, de seis anos, do estado do Tenesse, nos Estados Unidos com fibrose cística vence a luta contra o coronavírus.
Trata-se de Joseph Bostain que recebeu o diagnóstico positivo para a COVID19, venceu a doença e tornou-se um exemplo se superação.
Contudo, o menino nasceu com uma doença genética crônica, que é transmitida de pai para filho. A fibrose cística, também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose. Ela afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo.
A doença
Estima-se que a doença atinja cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância. Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões. Esse muco também pode bloquear o trato digestório e o pâncreas, o que impede que enzimas digestivas cheguem ao intestino.
Para tanto, o corpo precisa dessas enzimas para digerir e aproveitar os nutrientes dos alimentos, essencial para o desenvolvimento e saúde do ser humano. Pessoas com fibrose cística frequentemente precisam repor essas enzimas através de medicamentos tomados junto às refeições, como forma de auxílio na digestão e nutrição apropriadas.
Entretanto, Sabrina, mãe do menino revelou em suas redes sociais que o filho começou a apresentar febre e tosse. Com isso, ela levou o pequeno para o hospital onde ele realizou o exame e testou positivo para o Covid-19.
Todavia, o menino foi medicado e realizou seu tratamento em casa e venceu a luta contra o vírus, mesmo com sua condição.
A mãe do menino contou que ele recebeu muito apoio, mensagens positivas e cartas durante o seu tratamento.
No momento, Joseph está recuperado e agradeceu por meio de um vídeo compartilhado pela sua mãe o apoio de toda a comunidade. No vídeo, Joseph diz o seguinte: “Obrigado por todos os cartões e orações! Eu sou um guerreiro com fibrose cística e eu venci o Covid-19”.
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Fontes:https://bebemamae.com / https://blog.f7noticias.com / https://bvsms.saude.gov.br/