Menino britânico sobrevive após doação anônima de medula de brasileiro
Um brasileiro anônimo salvou a vida de um menino de 8 anos com uma doença rara.
Finley Hill, de Worcestershire, no Reino Unido tem síndrome de Síndrome hemofagocítica ou Linfo-histiocitose hemofagocítica (HLH) e pode receber sua sonhada alta um pouco antes da quarentena.
Essa rara condição está relacionada à hiperativação imunológica, que desencadeia um estado hiperinflamatório, levando aos sinais e sintomas da síndrome, como febre alta prolongada, hepatoesplenomegalia e citopenias. A HLH pode ter origem genética ou ser adquirida aós quadros infecciosos, reumatológicos, malignos ou metabólicos.
Sua alta foi devido a doação anonima de medula óssea de um brasileiro. Com o transplante de células-tronco Finley pôde sobreviver.
A mãe do menino em entrevista ao The Morning, Jo, contou que o filho foi internado no final de novembro para fazer quimioterapia e passou pela cirurgia em dezembro.
O menino não conseguia falar, tinha úlceras na garganta, simplesmente não tinha sistema imunológico.
Ms depois de receber a medula óssea ele começou a ficar cada vez mais forte, desafiou todas as probabilidades e, no dia 31, recebeu alta – o que é loucura”, lembra.
No dia 7 de janeiro, o menino finalmente concluiu seu tratamento. “É incrível que eu receba alta e não precise ficar no hospital por mais noites”, comemorou o Finley
A doação veio de uma brasileiro após os médicos de Birmingham começarem a procurar um doador em diversos países do mundo. No Reino Unido ele tinha uma chance muito pequena de encontrar um doador compatível para um transplante de células-tronco. Pois lá apenas 2% das pessoas estão no registro de doadores.
Após o transplante bem-sucedido, Fin, agora está bem, reduziu suas visitas ao hospital.
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Fonte:https://revistacrescer.globo.com