Personagem com síndrome de Down é destaque da nova novela da Globo
A próxima novela das nove da Rede Globo chamará Um Lugar ao Sol. Ela terá como destaque na história uma jovem com síndrome de Down. A atriz que interpretará a jovem ainda não foi escolhida.
Quem você acha que será?
Na temática da novela haverá a visão de como os pais da jovem conduzem à vida e futuro da garota.
A personagem será filha dos atores Otávio Muller e Cláudia Mauro (os nomes dos personagens deles ainda não foram divulgados) e se chamará Mel.
A história
Segundo a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, os pais serão separados. A jovem viverá com o pai que estimula a autonomia e independência da filha, enquanto a mãe superprotege a menina, gerando conflitos entre os pais da jovem.
A novela já começou a ser gravada, mas devido a positivação da COVID-19 por alguns atores ela está seguindo em ritmo lento.
Em 2006, a novela Páginas da Vida falou sobre síndrome de Down, contando a história de Helena (Regina Duarte) que adotou uma bebê nascida, Clara, que foi rejeitada pela avó (Lilia Cabral), logo após seu nascimento.
A novela estreará após a exibição dos últimos capítulos de Amor de Mãe (que devem voltar ao ar em março).
Representatividade
Essa é a oportunidade de uma pessoa com deficiência, no caso, síndrome de Down estar em um papel de relevância na TV em horário nobre novamente. Pois em muitos casos, as pessoas com deficiência são deixadas de lado e os papeis são dados a pessoas sem deficiência.
Quando pessoas sem deficiência interpretam papeis de pessoas com deficiência ocorre a “CRIPFACE”.
O “CRIPFACE” é uma prática que nega oportunidades para as próprias pessoas com deficiência contarem suas narrativas, além de transmitir um retrato estereotipado e superficial sobre essas pessoas.
Para entender melhor, de forma simples o que é “CRIPFACE” há um vídeo muito interessante do influenciador da inclusão Ivan Baron, que explica como funciona essa prática.
Ver essa foto no Instagram
Representatividade é muito importante para as pessoas com deficiência, principalmente para combater o preconceito e promover a inclusão.
Dê valor a filmes ou séries que tenham como artistas pessoas com deficiência, para que assim a inclusão também ocorra em todos os espaços da mídia.
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Fontes: https://noticiasdatv.uol.com.br / https://www.instagram.com/ivanbaronn/
Veja mais:
Programa Especial recebe Joana Mocarzel, a Clarinha de Páginas da Vida, na estreia da nova temporada
Ela cresceu. Veja como está hoje a Clarinha de “Páginas da Vida”