Deficiência é o impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual a pessoa, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
As deficiências podem ser classificadas de quatro maneiras, de acordo com o artigo 2º, da Lei Brasileira de Inclusão. Física, mental, intelectual e sensorial. Quando uma pessoa tem mais de duas ou mais deficiências ela é considerada uma pessoa com múltiplas deficiências.
Deficiência física
Deficiência Física é a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.
- Paraplegia Perda total das funções motoras dos membros inferiores.
- Paraparesia Perda parcial das funções motoras dos membros inferiores.
- Monoplegia Perda total das funções motoras de um só membro (inferior ou posterior).
- Monoparesia Perda parcial das funções motoras de um só membro (inferior ou posterior).
- Tetraplegia Perda total das funções motoras dos membros inferiores e superiores.
- Tetraparesia Perda parcial das funções motoras dos membros inferiores e superiores.
Triplegia Perda total das funções motoras em três membros. - Triparesia Perda parcial das funções motoras em três membros.
- Hemiplegia Perda total das funções motoras de um hemisfériodo corpo (direito ou esquerdo).
- Hemiparesia Perda parcial das funções motoras de um hemisfério do corpo (direito ou esquerdo).
- Amputação Perda total ou parcial de um determinado membro ou segmento de membro.
- Paralisia Cerebral Lesão de uma ou mais áreas do sistema nervoso central, tendo como consequência alterações psicomotoras, podendo ou não causar deficiência mental.
- Ostomia Intervenção cirúrgica que cria um ostoma (abertura, ostio) na parede abdominal para adaptação de bolsa de coleta; processo cirúrgico que visa à construção de um caminho alternativo e novo na eliminação de fezes e urina para o exterior do corpo humano (colostomia: ostoma intestinal; urostomia: desvio urinário).
Deficiência mental
Funcionamento intelectual significativamente inferior á média, com manifestações antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades de adaptação, tais como:
- comunicação;
- cuidado pessoal;
- habilidades sociais;
- utilização da comunidade;
- saúde e segurança;
- habilidades acadêmicas;
- lazer;
- trabalho.
Deficiência Sensorial
É o não funcionamento (total ou parcial) de um dos cinco sentidos. A surdez e a cegueira são consideradas deficiências sensoriais, mas déficits relacionados ao tato, paladar e olfato também, podem ser enquadrados nessa categoria.
Deficiência intelectual
É quando a deficiência apresenta limitação no cognitivo, que impacta na sua capacidade de aprendizagem. Dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive.
Múltiplas deficiências
É a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (mental, visual, auditiva, física) com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa.
Confira nosso vídeo explicativo:
Ver essa foto no Instagram
Deixe-nos saber o que você achou, sua opinião é muito importante para nós.