Conheça o primeiro atleta campeão com síndrome de Down no Hipismo
São muitos as modalidades de esporte no Brasil, e apesar de não muito falada, o hipismo é bastante reconhecido, com grandes nomes famosos no país.
São muitos as modalidades de esporte no Brasil, e apesar de não muito falada, o hipismo é bastante reconhecido, com grandes nomes famosos no país.
Claudio Aleoni Arruda é um dos grandes nomes da modalidade, sendo uma figura notória no meio da sociedade hípica paulista, sendo também palestrante em todo o país.
Claudio é um ativista e possui vários títulos na modalidade de salto nas competições.
O hipismo se trata de uma competição, onde os cavaleiros mostram suas habilidades em provas de perícia, como velocidade e adestramento dos animais, também mostrando resistência nas provas e os famosos saltos, com até 2 metros de altura, com barreiras e muros no caminho, podendo incluir até mesmo fossos de água.
O assistente de professor possui uma rotina intensa, conciliando as aulas de equitação/adestramento com as muitas palestras que ministra.
No tempo vago ele ainda participa de algumas ONGs como voluntário, como a Best Buddies e também no Longines Indoor, que é o maior evento de hipismo.
No evento, no ano de 2013 ele participou de uma coletiva de imprensa ao lado de seu ídolo Doda Miranda e de outros medalhistas.
No ano de 2016, Claudio foi um dos escolhidos para carregar a tocha Olímpica, passando a mesma para Casagrande, também seu ídolo no futebol.
Claudio começou no meio ainda com seus 19 anos de idade até meados do ano passado, quando o esporte precisou parar por conta da pandemia do coronavírus.
Aos 15 anos de idade, Claudio ingressou na escola de equitação da sociedade hípica paulista, onde de peão se tornou cavaleiro e ganhou destaque em sua primeira vitória hípica cerca de 4 anos depois, quando começou a levar o esporte como carreira.
Era aluno destaque na escola, sempre vencendo as competições interna e ganhando reconhecimento.
Claudio possui 33 anos e é o primeiro campeão e atleta com síndrome de down na escola de equitação em que cursou. No ano de 2009 foi vice-campeão regional metropolitano saltando 0,60 metros.
Já em 2011 alcançou o primeiro lugar no campeonato paulista de hipismo. Outro fato marcante na historia de Claudio foi o lançamento de seu livro, onde é co-autor.
O livro leva o título de ‘’Mude seu falar que eu mudo meu ouvir’’, sendo o primeiro livro de acessibilidade e comunicação que fora escrito por uma pessoa com certa deficiência intelectual, foi lançado no ano de 2011.
Segundo ele, pessoas com deficiência no geral deveriam ter mais oportunidades no esporte, assim como ele conseguiu ter.