Menina que teve grande marca de nascença removida afirma: ‘Eu sou uma princesa’
A frase “eu sou uma princesa”, pertence à Luna, que tem apenas 2 anos e 9 meses, porém uma grande história de superação: passou por cinco procedimentos cirúrgicos de remoção do Nevus e outras cinco de enxerto — todas na Rússia, onde é realizado o tratamento.
A pequena já veio ao mundo com essa condição rara que é caracterizada por uma mancha profunda e escura em sua pele. Porém, a preocupação de sua família está muito além da estética, pois o Nevus também pode causar melanoma, que é um tipo de câncer de pele.
Para poder pagar o tratamento (que custa o equivalente a mais de 600 mil reais) e a estadia, a família, que reside na Florida, nos EUA, tem realizado campanhas de vendas de produtos online. O resultado é visível e até a Luna tem percebido.
Porém não tem sido nada fácil. A cada etapa do tratamento, às duas precisam ir sozinhas até a Rússia, onde precisam ficar de três a seis meses.
Eu sou uma princesa, diz menina durante a entrevista
Durante a entrevista, Carolina Fenner foi questionada pela Revista CRESCER se por acaso o resultado está sendo como o esperado e se ela teve algum tipo de complicação. Em resposta, Carolina afirmou que no total, a pequena foi submetida há cinco procedimentos cirúrgicos, que na real, foram 10. Ela explica isso, ao afirmar que cada procedimento possui duas etapas.
Em detalhes ela falou que a primeira etapa acontece a remoção da mancha, e na segunda etapa, que só ocorre depois de alguns dias é realizado o enxerto. Ela também conta que Luna está lidando com o tratamento de uma forma boa, que após duas horas depois de passar pelo procedimento cirúrgico, ela já dança. E esse foi um dos fatores principais que influenciou para que ela viajassem até lá, pois não é um procedimento cirúrgico tão agressivo quanto os outros convencionais. A menina está sempre feliz e causou emoção ao dizer “eu sou uma princesa”.
A revista CRESCER também perguntou como a mãe encontra-se falando emocionalmente. Ela fala que já foram cinco vezes até a Russia, ema algumas dessas idas ficaram por três meses e outras seis. Falando psicologicamente, ela diz que está sendo mais pesado para ela do que para sua filha, pois ela fica muito cansada, faz praticamente cerca de três meses que ela não consegue ter uma boa noite de sono, pois das duas vezes que ela tentou dormir, Luna mexeu em seu curativo e acabou saindo sangue. Na entrevista foi falado diversas outras coisas também.
Os pais da pequena Luna comercializam produtos como bonequinhas de pano com Nevus, agenda, mochila e chaveiros para ajudar a custear o tratamento da filha.
Saiba mais sobre o Nevus
De acordo com o cirurgião oncológico André Molina, do Núcleo de Câncer de Pele do A.C. Camargo Câncer Center, localizado no estado São Paulo, o Nevus Melanocítico Congênito ainda não existe uma causa completamente conhecida, porém acredita-se que em algumas mutações genéticas possam estar relacionadas.
Hoje em dia, também não existem exames de rotinas que podem identificar a condição durante a gestação. Sobre os riscos, o Nevus, principalmente os que são de tamanhos gigantes, como é o caso de Luna, aumentam muito as chances de que um câncer de pele surja. No entanto, de acordo com os especialistas, a cirurgia para remover o Nevus não é indicada em todos os casos.
Você pode ajudar Luna através de doações neste link.
Fonte: Revista CRESCER