Geral

Dorinha e Mônica iniciam ‘jornada’ pelo Brasil em braile e áudiolivros

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Que a “Turma da Mônica” é um grande sucesso nacional, todo mundo já sabe! Mas, agora, Maurício Souza, criador da turma, surpreendeu a todos ao anunciar que “Dorinha e Mônica” irão brincar pelo Brasil em braile.

Sendo assim, as historinhas divertidas de “Dorinha e Mônica” se tornaram inclusivas e pessoas com deficiência visual poderão desfrutar dessas ótimas aventuras. Assim que o anúncio foi feito nas redes sociais, os seguidores de Maurício Souza se mostraram empolgados.

A personagem Dorinha que pertence a Turma da Mônica é inspirada em Dorina Nowill. As obras dessa coleção foram lançadas através do “Dorinha pelo Brasil – Inclusão sem barreiras”.  No total são mais de cinco mil kits impressos em braile e contendo também audiolivros.

Bibliotecas, escolas públicas, e organizações sociais que fizeram os seus cadastros na Fundação Dorina Nowill receberão os kits gratuitamente.

As obras levam o leitor a embarcar em uma viagem emocionante pelo Brasil na companhia da Turma da Mônica. Dorinha é a primeira personagem com deficiência visual a fazer parte da Turma da Mônica. Essa aventura contará com a presença dos personagens Cebolinha, Magali, Cascão, Mônica, Dorinha e vários outros.

A história tem o seu início no Bairro Limoeiro, de onde os personagens saem para desbravar as terras brasileiras. O objetivo do grupo é conhecer um pouco mais sobre as riquezas culturais existentes no país.

Foi através de uma parceria entre a Fundação Dorina Nowill e Instituto Maurício de Souza que a ideia acabou surgindo e se tornou possível lançar a coleção “Dorinha pelo Brasil – Inclusão sem barreiras”.

No total, o kit apresenta 10 títulos jamais visto. Nesse sentido é possível afirmar que cinco histórias são apresentadas em formatos acessíveis, como por exemplo a fonte ampliada com audiodescrição e braile. Outras cinco histórias diferentes aparecem em audiolivro.

Um dos objetivos do projeto é fazer com que crianças e adolescentes cegos ou com baixa visão possam conhecer as mais variadas expressões culturais brasileiras que existe em nosso país. Dessa forma, sensibilizar as pessoas a respeito da extrema importância da inclusão e sobre o respeito às diferenças.

Viajando pelo Brasil

As obras realmente farão os leitores viajarem pelo país a fora.  Cinco regiões serão exploradas com detalhes culturais ricos. Maurício Souza criou a personagem Dorinha como uma forma de homenagear Dorina de Gouvea Nowill, uma grande líder da inclusão. Ela realmente simboliza de forma clara e objetiva a inclusão e o respeito às diferenças.

As obras retratarão as brincadeiras típicas de uma determinada região, sua culinária, folclore, tradições costumes e até mesmo suas características geográficas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo