Jovem com Síndrome de Down será o primeiro a se formar em Gastronomia no Rio Grande do Norte
Fred Carvalho Filho, de 19 anos, é um jovem muito talentoso no mundo da gastronomia. Conhecido como Fredinho, é ele quem organiza as imagens da prova da disciplina de molhos em um curso de gastronomia.
Ele está na reta final para concluir o seu curso na Uninassau, em Natal. A prova dele é um pouco diferente das dos demais aluno, pois sua memória visual é mais precisa do que sua oralidade, e por isso as questões são adaptadas para dessa forma ele consiga usar esse meio ao seu favor. Entretanto, é importante ressaltar que o conteúdo é o mesmo.
Fredinho compreende todo o processo e sabe muito bem as receitas. Muito em breve o jovem será o primeiro graduado em gastronomia no Rio Grande do Norte com Síndrome de Down. Fredinho é a prova viva de que com adaptação e acessibilidade existe espaço para todos os sonhadores. Fredinho estava cursando o Ensino Médio quando sentiu o desejo de fazer a faculdade de Gastronomia.
“Sou cozinheiro de final de semana, da família e dos amigos, então resolvi juntar o útil ao agradável: fazer gastronomia e ajudá-lo a realizar o sonho dele”, disse Fred.
Foi então que em 2019, quando o jovem já havia concluído os estudos, o seu pai decidiu ingressar ao lado do filho em um curso de gastronomia. Foi aí que começou a busca por uma instituição que estivesse disposta a adaptar os seus métodos de ensino para que dessa forma pudesse acolher o jovem com Síndrome de Down. Porém, essa busca não foi tão simples o quanto parece.
De cara, na primeira faculdade que foram procurar, receberam uma resposta negativa.
“Disseram que Fredinho não era capaz de acompanhar o curso. Então procurei outra instituição e ele foi muito bem acolhido por todos. Ele tem provas adaptadas, as aulas são adaptadas e a turma e os professores o acolheram”, diz Fred.
A busca não chegou ao fim, e então eles encontraram a faculdade Uninassau, que adaptou a forma de ensino, e o jovem se tornou capaz de estudar, ter bom aproveitamento nas provas e chegar na reta final de formatura.
Mas os sonhos do jovem não param por aí, ele pretende abrir o seu próprio restaurante. Se depender do empenho e bom ânimo de Fredinho, o restaurante tem tudo para ser um grande sucesso.
Fonte: Tribuna do Norte