Menina de 7 anos que escreveu cartinha para Papai Noel pedindo um rim de presente, morre em fila de transplante
No último Natal, a garotinha Yasmin Vitória Miranda, de apenas 7 anos, escreveu uma cartinha pedindo para ter um rim novo. Esse pedido se repetia no Natal, aniversários, Dia das Crianças e em outras datas.
Infelizmente não apareceu um doador compatível, e Yasmin morreu nesta segunda-feira (18), enquanto esteve por anos em uma fila de espera por um transplante de rim.
Os últimos sete anos de Fabiane Miranda, mãe de Yasmin, foram integralmente para se dedicar aos cuidados de saúde de sua filha. Como recompensa, durante todo esse período a mãe teve o sorriso e a vontade de viver que Yasmin demonstrava ter.
Os sintomas começaram a aparecer quando Yasmin tinha ainda um ano de idade. Ela começou a apresentar inchaço além de crises renais. Dessa forma a menina foi submetida a diversas avaliações médicas até que surgiu o diagnóstico da síndrome nefrótica. Essa síndrome é uma doença renal e tem uma evolução crônica responsável por afetar vários sistemas e órgãos.
“Você não podia me deixar aqui sozinha 💔😭”, desabafou a mãe em uma publicação.
Fabiane concedeu uma entrevista ao G1 e lamentou que mesmo após anos de espera sua filha não conseguiu um doador, além disso reclamou sobre a falta de tratamento adequado em Mato Grosso do Sul.
“Se tivesse tratamento aqui ela talvez não precisasse esperar tanto para transplantar. Mato Grosso do Sul depende de outros estados para dar continuidade no tratamento dos nossos pequenos”, afirmou.
Mais de 10 procedimentos cirúrgicos foram realizados em Yasmin em apenas 7 anos de vida. Yasmin teve várias idas e vindas ao hospital e acabou ficando internada por mais de 70 dias no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI), do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HU) de Campo Grande.
Fonte: G1