DeficiênciaDeficiência FísicaDeficiência IntelectualDeficiência MúltiplaDireito à saúdeTranstorno do Espectro Autista (TEA)
Fraldas no SUS, como solicitar?
Passo a passo de como solicitar fraldas pelo SUS
Fraldas! Como obtê-las pelo SUS
Para solicitar fraldas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, é necessário seguir alguns passos básicos:
- Consulta Médica: O primeiro passo é procurar um médico vinculado ao SUS, seja em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em um hospital público. O médico irá avaliar a necessidade do paciente e prescrever as fraldas, caso seja considerado necessário.
- Receita Médica: Após a consulta, o médico emitirá uma receita médica especificando a quantidade e o tipo de fralda necessária para o paciente. Essa receita é fundamental para dar entrada no processo de obtenção das fraldas.
- Cadastro no SUS: Caso o paciente ainda não esteja cadastrado no SUS, é importante realizar o cadastro em uma unidade de saúde pública mais próxima. O cadastro pode ser feito apresentando documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência, entre outros, e será necessário preencher formulários específicos.
- Entrega da Receita: Com a receita médica em mãos, o responsável pelo paciente (ou o próprio paciente, se for capaz) deverá dirigir-se à farmácia popular mais próxima ou à Secretaria de Saúde do município para dar entrada no pedido das fraldas.
- Avaliação e Autorização: Todavia, após receber a receita médica, a farmácia ou a Secretaria de Saúde fará uma avaliação para verificar se o paciente atende aos critérios para receber as fraldas gratuitamente pelo SUS. Uma vez aprovado, será fornecida uma autorização para retirada das fraldas.
- Retirada das Fraldas: Com a autorização em mãos, o responsável pelo paciente poderá retirar as fraldas na farmácia ou no local indicado, de acordo com as instruções fornecidas durante o processo.
É importante ressaltar que o processo pode variar de acordo com o município e as políticas locais de saúde, por isso, é recomendável verificar os procedimentos específicos na Secretaria de Saúde ou em uma unidade de saúde próxima.
Deixe nos saber o que achou, por que sua opinião é muito importante para nós! Compartilhe para que mais pessoas tenham essa informação.
Saiba mais:
Mãe conta que Prefeitura de sua cidade pediu para ela “reciclar” materiais usados no filho
10 coisas que os pais de crianças com necessidades especiais precisam saber