AcessibilidadeAltas Habilidades e Superdotação

Superdotação ou Talento? O talento é visível, e superdotação?

Por Zenita Cunha Guenther: Filosofia, Psicologia e Experiências na educação de dotados e talentosos no Brasil

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Superdotação ou Talento? Esta é uma questão que sempre me chamou atenção, pois sempre que lemos sobre este tema, temos que entender qual referência esta sendo utilizada, tudo depende da referência, cada profissional adota uma teoria, visando entender mais sobre este tema, descobri Zenita Cunha Guenther que há 50 anos vem se dedicando a pesquisa e prática em Educação Especial para Dotados e Talentosos, ela é fundadora do CEDET – Centro de Desenvolvimento de Talentos.

Zenita estudou muito a teoria do Françoys Gagné, que estuda domínios, onde ela menciona que trouxe respostas pois é muito difícil estudar uma criança mais capaz.

DOMÍNIOS

“A separação em domínios, a capacidade, é bem complexa e o talento é a expressão dessa capacidade complexa que está lá dentro da gente e ela sai como pode, como uma fonte que jorra. Então a gente vê só a água caindo, mas não vê o que está reservado lá e como está sendo criado lá dentro.”

“Eu gosto de pensar que o talento é visível e a capacidade não é, porque você vê o talento e você vê a falta dele também, infelizmente, até mais rápido, mas há que haver a capacidade para que apareça o talento: não há um talento pendurado no ar (risos) tem que haver essa capacidade, essa fonte para o talento se expressar. Isso me ajudou muito a compreender a capacidade humana, porque pode-se ter a capacidade e nunca fazer nada com ela, mas você não pode fazer alguma coisa se não tem capacidade para isso. Tem que ter. Isso é óbvio. Tem que haver lá dentro a capacidade interna, largamente hereditária.”

A trajetória de Zenita Guenther na área de dotação e talento foi impulsionada por diversas motivações interligadas, como experiência com inteligência precoce de sua própria filha, buscando compreender e apoiar o desenvolvimento de crianças com altas habilidades, a influência de Helena Antipoff, pioneira na educação especial no Brasil, ela foi sua inspiração, assim passou a se dedicar a área de dotação e talento, reconhecendo a necessidade de atender às demandas educacionais deste público, apaixonada pela inteligência humana, esta paixão a impulsionou a estudar e buscar maneiras de desenvolver o potencial humano.

DESTAQUE

O que mais me chamou atenção é a crítica à testagem tradicional, Zenita questiona a ênfase excessiva em testes psicométricos como único meio de identificar e avaliar o potencial. Para ela, a observação direta ( observar a criança)  e o estudo aprofundado das características individuais são ferramentas mais eficazes e assim o ela reconhece as disparidades socioeconômicas que afetam o desenvolvimento do potencial de crianças talentosas. Por isso, sempre dedicou as pesquisas e ações visando promover a inclusão e o acesso à educação de qualidade para o grupo menos favorecido.

CONHECIMENTO PRÁTICO

A metodologia de pesquisa de Zenita se caracteriza pela ênfase na observação direta e no contato com a realidade das crianças. Ela acredita que a teoria deve ser construída a partir da prática, buscando soluções para os desafios concretos que se apresentam, e assim ela fundou o CEDET visando ajudar estas crianças e jovens a possibilidade de autonomia para escolher o que querem aprender, assim podendo desenvolver sua capacidade de tomar decisões e assumir responsabilidade.

CEDET 

A principal fonte de informação sobre o impacto do CEDET ( Centro de Desenvolvimento do Talento) vem dos próprios participantes, que relatam mudanças positivas na vida das crianças e jovens. O aprendizado é personalizado e focado nos interesses dos alunos, assim aumentando a motivação e o engajamento, tornando a experiência educacional mais prazerosa e significativa, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de diversas habilidades, como criatividade, resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipe.

DIFERENCIAS DO CEDET

O Plano Individual de Trabalho (PIT) é um plano personalizado que cada aluno elabora com o auxílio de um orientador, a cada semestre, definindo seus objetivos de aprendizagem e estratégias para alcançá-los, onde se utiliza uma metodologia de ensino baseada em projetos, que permite aos alunos aprender de forma mais ativa e contextualizada, assim reconhecendo e valorizando as individualidades de cada aluno, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor.

PSICOLOGIA HUMANISTA E A EDUCAÇÃO

Zenita questiona a ênfase excessiva em testes psicométricos e na abordagem fragmentada do indivíduo, defendendo uma visão completa do ser humano, a valorização da individualidade, o reconhecimento da singularidade de cada aluno, suas características únicas e seu potencial individual.

A ênfase na autonomia e na autorresponsabilidade do aluno guia a prática educacional, promovendo o protagonismo e o desenvolvimento integral do indivíduo.

A Psicologia Humanista contribui para uma compreensão mais profunda do aluno dotado, considerando seus aspectos socioemocionais, afetivos e motivacionais, além das habilidades cognitivas.

O PIT é o elemento central do CEDET, se fundamenta na perspectiva humanista ao valorizar as necessidades e interesses individuais de cada aluno na construção do seu plano de aprendizagem, este atualizado a cada 6 meses, para que realmente seja colocado em prática, podendo assim o professor e aluno ajustar, baseada na escuta ativa, na empatia e  na valorização da expressão individual.

A ênfase nos interesses e necessidades do aluno promove uma aprendizagem mais autêntica e engajadora, conectando o conhecimento à realidade do aluno, por isso ter o aluno como protagonista é fundamental para qualquer tomada de decisão.

IDENTIFICAÇÃO PRECOCE

A observação, a identificação precoce, permite identificar sinais de dotação e talento com  pouca idade, quando a intervenção educacional pode ter um impacto mais significativo. A observação permite que os educadores tenham uma visão mais completa do aluno, considerando seus aspectos socioemocionais, afetivos, motivacionais e comportamentais, além das habilidades cognitivas. Isso possibilita a identificação de uma variedade de talentos, incluindo aqueles que podem não ser facilmente medidos por testes padronizados. Essa abordagem contribui para uma identificação mais justa e inclusiva de alunos dotados e talentosos, evitando a exclusão de alunos com diferentes estilos de aprendizagem.

O professor pode observar o comportamento do aluno em sala de aula, como sua participação nas atividades, seu nível de interesse, sua capacidade de resolução de problemas e sua criatividade, pode-se observar as interações do aluno com seus colegas e professores pode fornecer pistas sobre suas habilidades sociais, sua liderança e sua capacidade de trabalhar em equipe, a análise das produções do aluno, como trabalhos escritos, desenhos, projetos e apresentações, pode revelar suas habilidades e talentos específicos, onde o feedback de pais e professores pode ser valioso para complementar a observação do educador e fornecer uma visão mais ampla do aluno. O CEDET faz esse tipo de identificação.

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

É fundamental capacitar os professores para que observem de forma sistemática e reflexiva. Identificar eficazmente os alunos dotados e talentosos é essencial.A compreensão das características e necessidades desses alunos, obtida por meio da observação, pode orientar o desenvolvimento de currículos mais adequados e desafiadores. Além disso, pode inspirar a criação de práticas pedagógicas inovadoras que atendam às necessidades e potencialidades desses alunos.

CRÍTICAS À TESTAGEM TRADICIONAL

Zenita questiona a excessiva dependência de testes padronizados como único meio de identificar alunos dotados e talentosos. Argumenta que essa abordagem fragmentada e reducionista ignora a complexa individualidade de cada aluno, limitando a compreensão de suas múltiplas capacidades e potencialidades.

Em contraposição à testagem tradicional, Zenita defende a observação holística do aluno em seu contexto natural. Através da observação atenta e contínua, é possível identificar sinais de dotação e talento que transcendem os resultados de testes, como:

As reflexões de Zenita Guenther sobre a importância da observação na educação de dotados e talentosos  oferece um modelo inspirador para a identificação, o desenvolvimento e o florescimento do potencial de todos os alunos,  onde para avançarmos com a educação especial são necessários projetos, atividades práticas, além da sala de aula. Para isto é preciso engajar a família, a escola, a comunidade, as universidades, para proporcionar experiências, vivências que farão a diferença na formação do aluno dotado e talentoso.

Este texto baseia-se em entrevista concedida pela Dra. Zenita em dezembro de 2021, conforme link disponível abaixo.

 

Curadoria do texto: Cilene Cardoso do Grupo Crescer Feliz
Texto original (Entrevista completa):Entrevista_Zenita Cunha Guenther

Se identificou, compartilha esta história, afinal somos todos diferentes, cada um tem o seu jeito e tudo bem.

Juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo e promissor para todas as crianças, independentemente de suas características.

Saiba mais: 

Superdotação e o mito social da genialidade

A invisibilidade das pessoas com altas habilidades e superdotação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo