Turismo Acessível: um futuro mais inclusivo está, pouco a pouco, se construindo!
WTM Latin America 2025 destaca-se na categoria inclusão e acessbilidade

Turismo acessível: a WTM Latin America 2025 bateu recordes de público, negócios e área expositiva, mas o destaque ficou para as iniciativas voltadas à inclusão e diversidade no turismo:
-
Rota da Diversidade: ganhou novas categorias — Turismo de Base Comunitária e Turismo Acessível, somando-se ao Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+. O objetivo é valorizar produtos e serviços inovadores que promovam inclusão e diversidade.
Painéis sobre acessibilidade no turismo acessível:
-
Defendidas ações que combinam empatia, tecnologia e acessibilidade concreta.
-
Jéssica Paula, do Passaporte Acessível, destacou a importância da acessibilidade atitudinal — acolhimento e postura consciente além das adaptações físicas.
-
Iniciativas como DonaTapa (Costa Rica) mostram como a sustentabilidade pode andar junto da inclusão, transformando resíduos plásticos em estruturas acessíveis para praias.
Depoimentos inspiradores:
-
Mel, turismóloga com deficiência visual, reforçou que o turismo é uma experiência sensorial e defendeu o uso de recursos táteis, como miniaturas de monumentos.
-
Daniela Frontera, fundadora do Projeto Enxergando o Futuro, defendeu a adaptação como ato de coragem e destacou o impacto positivo de aplicativos como Lazarillo, Be My Eyes e Seeing AI para garantir autonomia nas viagens.
-
Destacou-se também a cidade de Socorro (SP) como exemplo brasileiro de destino turístico acessível.
-
-
-
Reflexões sobre o futuro do turismo. O evento debateu que o setor precisa ser humanizado e inclusivo, valorizando a diversidade cultural, acessibilidade e participação ativa das comunidades, sobretudo propondo uma nova narrativa para o turismo no Brasil e na América Latina.
Todavia, é inspirador acompanhar iniciativas que ampliam as oportunidades para pessoas com deficiência e necessidades específicas em um setor que, por muito tempo, foi invisível: o turismo acessível.
Entretanto, ver profissionais com deficiência ocupando espaços, compartilhando suas vivências e propondo soluções para tornar as viagens mais inclusivas reforça a certeza de que um turismo para todos é possível — embora isso possa ser verdade, ainda as ações acontecem em passos lentos.
A WTM Latin America 2025 mostrou que a acessibilidade no turismo está deixando de ser promessa para se tornar realidade. Projetos inovadores, tecnologias assistivas e atitudes acolhedoras estão pavimentando esse caminho.
👉 Quer fazer parte dessa mudança? Valorize, compartilhe e escolha iniciativas que promovem a inclusão e acessibilidade no turismo. Cada escolha sua ajuda a construir um setor mais justo, diverso e acolhedor para todos.
Saiba mais:
Antes que os filhos fiquem cegos, família viaja pelo mundo em busca de memórias visuais
Argentina o primeiro hotel com funcionários síndrome de Down