8 personagens da Turma da Mônica com necessidades especiais
1) Hamir
Hamyr é um garotinho especial que anda de muletas, mas não deixa de brincar. Criado na década de 80 é o primeiro personagem com deficiência da Turma da Mônica. Um pouco esquecido na história da turminha.
2) André – Autista
André é um menino autista que foi muito bem acolhido pela galerinha da Turma da Mônica e os ensina a viver com as diferenças.
3) Luca – cadeirante
Luca é deficiente físíco, paraplégico e ama esportes, acima de tudo o basquete. Em sua cadeira de rodas, ele ajuda a mostrar algumas dificuldades enfrentadas por cadeirantes no dia a dia.
4) Tati – síndrome de Down
Essa personagem, com síndrome de Down, coleguinha simpática da turma é inspirada em Thatiana Piancastelli, filha de Patrícia e Fernando Haeiderich, que são coordenadores do Instituto MetaSocial, que há mais de 19 anos promove atividades de inclusão social no país.
5) Igor e Vitória
Criados especialmente para a ONG Amigos da Vida, em Brasília, são dois personagens com o vírus HIV.
6) Dorinha – Cegueira
Dorinha é deficiente visual, que reconhece seus amiguinhos pela voz e pelo cheiro. É inteligente e meiga. Está sempre muito bem acompanhada de Radar, seu cão guia.
7) Humberto – Deficiente auditivo
Criado em 1981, Humberto é surdo. Ele interage com seus amigos apenas com alguns “hum-hum”, mas nem por isso fica de fora das travessuras aprontadas pela turminha.
8) Edu – Distrofia Muscular de Duchenne
Edu é um menino de 9 anos que, apesar das limitações provocadas por uma doença rara, a DMD – Distrofica Muscular Duchenne é alegre, amoroso e brincalhão. Ao lado de Edu, duas personagens, a mãe e a professora do garoto serão importantes na abordagem do tema de maneira didática e educacional, para facilitar o entendimento do público. Nesse contexto, Mônica e sua turma vêm para ajudar as crianças a compreender as dificuldades enfrentadas pelos portadores de DMD e para demonstrar formas de ajudá-los a superar os obstáculos do dia a dia.
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Imagens: Maurício de Sousa Produções / Reprodução
MUITO BACANA! ADOREI! PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS!GRATIDÃO
Amei a idéia, está de parabéns.
MaravilhosA essa ideia
Maurício faz um personagem com tdah(transtorno de déficit de atenção e hiperatividade)
Bom saber, vamos pesquisar e incluir. Agora são 9! 🙂
Gostei bastante do trabalho realizado por vocês
Obrigada pelo carinho. Sua mensagem é muito importante para que continuemos nosso trabalho. bjos
Que seja uma forma da humanidade aprender a conviver com diferenças.
Tenho um amigo com down e a cada dia ele ensina algo. Aos 24 anos segundo grau completos, fala em fazer cursos de capacitação profissional.
Sabe qual o segredo?
Nunca foi tratado como coitadinho ou doente.
Que esse trabalho venha trazer informações e conscientização para as famílias nessa sociedade.
Tenha a minha riqueza de 2 anos com Síndrome de Down. Um presente de Deus que ensina muito!!!!
Acompanho o site e aprendo bastante.
Parabéns
Obrigada pelo carinho. Sua mensagem é muito importante para que nós possamos saber se estamos indo pelo caminho correto. bjos
E muito bom e esclarecimentos e fascinante trabalhar com esses personagens. com as crianças na educação com abordagem na inclusão.
aguardo a noticia que informei sobre uma sugestão para um novo personagem, esse um deficiente auditivo com implante coclear
Você tem o nome do personagem?
Essas histórias são divinas, um modo divertido e que prende a atenção das crianças, fácil para eles entenderem. Maravilhoso!
Boa a matéria. Me ajudou na escolha dos personagens na decoração da sala de AEE.
Que bom que pudermos ajudá-la, depois no mande uma foto para vermos como ela ficou, deve ter ficado linda!