Equipe de hospital aprende Libras para melhorar atendimento a surdos
Uma das maiores dificuldades das pessoas surdas é fazer-se entender quando precisam de algo, principalmente em locais públicos. Ao chegar para ser atendido em um hospital, o paciente surdo enfrenta dificuldades, na hora de fazer sua ficha, ouvir o painel da recepção até a descrição dos sintomas e comunicação com o médico.
Porém, um hospital atento para esse público, com o intuito de evitar tais transtornos aos seus pacientes está oferecendo curso de Libras (Língua brasileira de sinais) a seus funcionários.
O Hospital em questão é o Hospital da Luz, na Vila Mariana.
A ideia
A ideia foi colocada em prática após a contratação de funcionários com deficiência auditiva, que se comunicavam apenas entre si, tornando-se isolados, segundo o hospital. O treinamento teve início em agosto.
A supervisora de enfermagem Erika Damasceno, 33, é uma das alunas do curso. Ela afirma que já sentiu dificuldade em atender um paciente surdo antes de aprender Libras. “Hoje, a partir do momento que identificamos esse paciente, podemos direcioná-lo ao atendimento especializado e acompanhar o médico. Já conseguimos identificar sintomas e entender se ele é alérgico ou não, por exemplo”, diz.
De acordo com Neivaldo Zovico, diretor da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de São Paulo (Feneis-SP), a implementação das Libras no atendimento médico é essencial, pois esses pacientes não recebem a atenção necessária, o que desmotiva a continuar os cuidados da saúde devido à falta de acessibilidade.
Até o momento, o SUS – Sistema Único de Saúde não disponibiliza atendimento a pacientes por meio de Libras.
A deficiência auditiva afeta cerca de 466 milhões de pessoas no mundo, o equivalente a, aproximadamente, 5% da população mundial, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, 9,8 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, segundo o Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Fonte: R7