DeficiênciaDeficiência Auditiva

Rapaz surdo é escolhido para ser orador da turma na Universidade Federal do Piauí

Rapaz surdo é escolhido para ser orador da turma na Universidade Federal do Piauí

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Um rapaz de Teresina, no estado do Piauí será o primeiro surdo a ser escolhido como o orador de uma turma na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Após ser escolhido pela turma Iago Pedro Pires, discursou em sua formatura, no último dia 5. Seu discurso foi feito em em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Natural de Cocal, Iago mudou-se do Piauí com a família quando tinha um ano de idade para o Rio Grande do Sul onde a mãe descobriu que o filho era surdo.

Houve uma comemoração com muitos foguetes, o Iago estava dormindo e não acordou. Outras crianças que estavam próximo acordaram e choraram. Achei estranho só ele não ouvir, contou sua mãe Cláudia Pires.

Diante da descoberta a família mudou-se para Brasília para para que Iago pudesse estudar em uma escola especializada em surdos. Ao retornar para o seu estado natal Iago foi aprovado no vestibular para o curso de Letras Libras na UFPI.

Fiquei muito feliz porque muitas vezes subestimaram o Iago. Diziam ‘que pena, não vai conseguir nada’ e hoje eu observo que ele está dando um show de bola“, afirmou Cláudia

O objetivo de Iago após da formatura é continuar os estudos. Ele está terminando sua especialização e depois quer focar para no mestrado. Mas ele não vai parar por aí, ainda visa fazer doutorado em sua área. “Aqui não temos surdos com mestrado e doutorado e é preciso se desenvolver“, finalizou o jovem.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: G1

Imagem: Reprodução UFPI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo