Transtorno do Espectro Autista (TEA)
7 maneiras de ajudar seu filho autista não verbal a falar
7 maneiras de ajudar seu filho autista não verbal a falar
Uma pesquisa publicada há alguns anos apresentou resultados positivos em relação ao desenvolvimento da linguagem de crianças autista não verbais, após os 4 anos de idade.
No entanto, o texto foi escrito originalmente em inglês pelo primeiro diretor de ciência da Autism Speaks, Geri Dawson, que é diretora do Centro de Autismo e Desenvolvimento Cerebral da Universidade Duke e pela psicóloga clínica Lauren Elder.
Contudo, diante da pesquisa os autores acima, elencaram algumas estratégias eficazes extraídas do estudo que podem auxiliar, as famílias, os professores e quaisquer pessoas que se interessem em promover o desenvolvimento da linguagem em crianças não-verbais ou adolescentes com autismo.
Todavia, apesar das estratégias estarem bem sistematizadas, vale ressaltar que cada pessoa com autismo é única. E as estratégias podem ou não funcionar.
E mesmo que o autista não consiga desenvolver a linguagem falada ele poderá mesmo assim ter uma vida plena com a ajuda de suportes visuais e tecnologias assistivas.
No entanto, achamos interessante compartilhar com vocês as sete principais estratégias para a promoção do desenvolvimento da linguagem em crianças não-verbais e adolescentes com autismo:
1. Incentive as brincadeiras e a interação social
Crianças aprendem por meio do brincar e isso inclui a aprendizagem de línguas. Jogos interativos oferecem oportunidades agradáveis para você e seu filho se comunicarem. Experimente uma variedade de jogos ou brincadeiras para encontrar aqueles que seu filho gosta. Tente também atividades lúdicas que promovem a interação social. Exemplos incluem: cantar, recitar rimas. Durante suas interações, posicione-se na frente de seu filho e perto do nível dos olhos – assim é mais fácil para o seu filho te ver e ouvir.
2. Imite o seu filho
Imitar os sons do seu filho e jeito de brincar irá encorajar mais vocalizações e interação. Além disso, incentiva seu filho a copiar você e se revezar. Certifique-se de imitar como seu filho está brincando – desde que seja um comportamento positivo. Por exemplo, quando a criança rola um carrinho, você rola outro carrinho. Se ele ou ela bate o carro, você bate o seu também. Mas não imita quando ele joga o carro!
3. Foque na comunicação não-verbal
Gestos e contato visual pode construir uma base para a linguagem. Incentive seu filho pela modelagem a responder esses comportamentos. Exagere seus gestos. Use o seu corpo e sua voz ao se comunicar – por exemplo, estendendo a mão para apontar quando você diz “olhe” e acene com a cabeça quando você diz “sim”. Use gestos que são fáceis para o seu filho imitar. Exemplos incluem bater palmas, abrir as mãos, estender os braços, etc
Responda a gestos do seu filho: Quando ele olha ou aponta para um brinquedo, entregue-o à ele ou pegue a deixa para você brincar com ele. Da mesma forma, aponte para um brinquedo que você deseja antes de pegá-la.
4. Dê “espaço” para o seu filho falar
É natural que se sinta à vontade para preencher a linguagem quando a criança não responde imediatamente. Mas é tão importante dar a seu filho lotes de oportunidades para se comunicar, mesmo que ele não esteja falando. Quando você faz uma pergunta ou vê que seu filho quer algo, faça uma pausa por alguns segundos enquanto olha para ele com expectativa. Fique atento para qualquer movimento de corpo ou som e responda prontamente. A rapidez de sua resposta ajuda a criança sentir o poder da comunicação.
5. Simplifique a sua linguagem
Isso ajuda o seu filho a seguir o que você está dizendo. Também torna mais fácil para ela imitar o seu discurso. Se o seu filho é não-verbal, tente falar principalmente em palavras simples. (No caso dela estar brincando com uma bola, você diz “bola” ou “joga”.) Se o seu filho está falando palavras simples, aumente o vocabulário: Fale em frases curtas, como “jogue a bola” ou “chute a bola”. Continue seguindo esta regra: Geralmente use frases com uma palavra a mais do que o seu filho está usando.
6. Siga os interesses do seu filho
Ao invés de interromper o foco do seu filho, siga-o junto com as palavras. Usando a regra de narrar o que seu filho está fazendo. Se ele está brincando com um classificador de formas, pode-se dizer a palavra “dentro” quando ele coloca uma forma em seu lugar. Você pode dizer “segure” quando ele segura a peça e “solte”, quando ele a deixa de lado para começar de novo. Ao falar sobre o acontece com seu filho, você vai ajudá-lo a aprender o vocabulário associado.
7. Considere dispositivos de apoio e suportes visuais
As tecnologias de apoio e suportes visuais podem fazer mais do que tomar o lugar da fala. Podem incentivar o seu desenvolvimento. Exemplos incluem dispositivos e aplicativos com imagens que seu filho toca para produzir palavras. Em um nível mais simples, os suportes visuais podem incluir imagens e grupos de imagens que o seu filho pode usar para indicar pedidos e pensamentos.
Os terapeutas de seu filho são excepcionalmente qualificados para ajudá-lo a selecionar e utilizar estas estratégias e outras para estimular o desenvolvimento da linguagem. Diga ao terapeuta sobre seus sucessos, bem como quaisquer dificuldades que você está tendo. Ao trabalhar com a equipe de intervenção do seu filho, você pode ajudar a fornecer o apoio que seu filho precisa para encontrar a sua “voz”.
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Tradução livre pela equipe do Crianças Especiais: Texto original publicado em inglês em 29/03/2013 acessado em 06/11/2019 – https://www.autismspeaks.org
Foto: Reprodução/Ilustrativa