Meninas da seleção de futsal de surdos conquistam o título mundial na Suíça
Meninas da seleção de futsal de surdos conquistam o título mundial na Suíça
Equipe brasileira foi vitoriosa da partida contra a Polônia na final por 4 x 0.
O Torneio disputado na cidade de Winterthur reuniu 12 seleções.
A seleção brasileira consagrou-se campeã após seis vitórias em seis jogos. Quarenta e nove gols marcados e apenas cinco sofridos.
Entrtanto, com essa campanha impressionante e invicta, a Seleção Brasileira Feminina de Futsal para Surdos conquistou, no último dia 16, com o título mundial da modalidade.
O torneio reuniu 12 seleções e foi disputado na cidade de Winterthur, na Suíça, de 9 a 16 de novembro. Foi a quarta edição do campeonato e a terceira participação brasileira.
A equipe
Todavia, a equipe nacional contou com 14 atletas, sob comando do técnico Vanderlan da Silva, de Caxias do Sul (RS). Na fase de classificação, o Brasil integrou o grupo A, ao lado de Suíça, Tailândia e Holanda. Já na estreia, um cartão de visitas dos mais convincentes. As meninas não deram brechas para as donas da casa e venceram a Suíça por 17 x 0. Na sequência, goleada por 7 x 0 sobre a equipe da Tailândia e 11 x 0 sobre o time da Holanda.
Com o primeiro lugar no grupo, a seleção se encontrou com o Japão nas quartas de final. Foi a partida mais difícil de todo o torneio, a única vencida pela diferença mínima, por 2 x 1, com direito a um gol contra das japonesas e outro de Murielly Fernandes. Depois disso, o time brasileiro goleou a Alemanha por 8 x 4 na semifinal e derrotou, na decisão, a Polônia, também de goleada, por 4 x 0. A artilheira do Brasil na competição foi Laelen Machado, com 12 gols, seguida por Vanderleia Barbosa, que anotou 10.
Histórico
O título da equipe feminina na terceira participação no evento reforça a evolução do grupo ao longo dos anos. Em 2011, a seleção brasileira foi a última colocada no Mundial. Quatro anos depois, chegaria ao vice-campeonato para, agora, faturar o ouro.
Contudo, a seleção masculina, também com três participações, terminou em sétimo lugar neste ano. A colocação também representa uma evolução em relação às duas últimas edições: o grupo terminou em 11º lugar em 2011 e em 9º em 2015.
Confira o nome das atletas campeãs da Seleção Brasileira:
1. Fernanda Falkevicz – ASBAC/FCDS/SC
2. Carolina Matos – ASBAC/FCDS/SC
3. Elidiany Silva – ASURVI/FDSES/ES
4. Josiane Poleski – ASSJP/FDSP/PR
5. Soraia Gomes – ASB/FBDS/DF
6. Suzana Alves – ASB/FBDS/DF
7. Murielly Fernandes – SSBH/FMDS/MG
8. Laelen Machado – ASSJP/FDSP/PR
9. Andressa Trevine – ASSP/FDSESP/SP
10. Vanderleia Barbosa – ASSJP/FDSP/PR
11. Stefany Krebs – ASBAC/FCDS/SC
12. Vaneza Wons – ASSJP/FDSP/PR
13. Thalita Mozer – ASURVI/FDSES/ES
14. Aline Flores – ASG/FGDS/GO
Fonte: Ascom – Ministério da Cidadania