II Jornada Olga Kos debate a inclusão de pessoas com deficiência
II Jornada Olga Kos debate a inclusão de pessoas com deficiência
Evento, gratuito e aberto ao público em geral, acontece de 10 a 13 de dezembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade (SP)
Difundir conhecimento e informações sobre deficiência e debater a inclusão na sociedade. Esses são os objetivos da II Jornada Olga Kos, que acontece de 10 a 13 de dezembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. “A inclusão dessa população é um tema essencial para termos uma sociedade mais justa e humana”, afirma Olga Kos, vice-presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), que atende cerca de três mil pessoas com deficiência intelectual e/ou em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas de artes e esportes.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mais de um bilhão de pessoas vive com algum tipo de deficiência em todo o mundo. No Brasil, segundo o censo de 2010 do IBGE, teríamos 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, quase 24% da população nacional. Desse total, 2,6 milhões seriam deficientes intelectuais.
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) considera a pessoa com deficiência aquela que “tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
A II Jornada prevê palestras, workshops e fóruns, que serão mediados por profissionais das áreas de educação, artes, saúde e trabalho. Como funciona, na prática, o trabalho de advocacy a favor da inclusão? Essa vai ser uma das palestras do evento. Um workshop sobre inclusão por meio das artes marciais vai ser outra atração. Todas as pessoas presentes serão convidadas a participar e construir coletivamente essa jornada.
Serviço
II Jornada Olga Kos
10 a 13 de Dezembro, das 10h às 14h
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo (SP). Tel. (11) 3222-2662
Evento gratuito
Inscrições em: www.encurtador.com.br/nrtH5
PROGRAMAÇÃO
10/12/2019
Palestra: Cidadania
Quais meios as organizações da sociedade civil encontram para buscar soluções às questões que permeiam a vida de pessoas com deficiência e seus familiares? Como funciona, na prática, o trabalho de advocacy a favor da inclusão?
2. Workshop: Índices de Inclusão (1ª parte)
Dinâmica de grupo cooperativa onde pequenos grupos reúnem-se para eleger indicadores de inclusão em diferentes eixos, sendo eles: Educação; Saúde; Trabalho; Política; Cultura e Lazer.
3. Fórum: Políticas Públicas para PCD
Espaço de diálogo mediado pelo professor Dr. Álvaro Picanço com o objetivo de identificar coletivamente quais são as matrizes epistemológicas que fundamentam o recorte das políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência.
11/12/2019
1. Palestra: Ciclos de Vida
Quais são as características de cada fase no ciclo de vida para uma pessoa com deficiência e seus familiares? Como a abordagem sistêmica pode auxiliar na compreensão das múltiplas singularidades do desenvolvimento humano?
2. Workshop: Cultura Inclusiva: Os Esportes
Dinâmica de grupo cooperativa mediada pelo instrutor de Karatê Márcio Gabler del Nero tendo como objetivo apresentar o esporte como ferramenta de inclusão, e integrar os participantes do evento por meio da arte marcial.
3. Fórum: Emprego Apoiado para PCD
O que é o emprego apoiado e como esse método contribui para a inclusão da diversidade em ambientes de trabalho? Quais estratégias podem ser desenvolvidas em ambientes corporativos?
12/12/2019
1. Palestra: Educação
Como acontece a inclusão nas escolas? O que pode ser feito para aprimorar a qualidade da inclusão no contexto escolar? Em que a educação escolar difere da educação social no que tange a acessibilidade de conteúdos e práticas?
2. Workshop: Índices de Inclusão (2ª parte)
Apresentação dos resultados da dinâmica realizada no 1º encontro; reflexão sobre fatores do desenvolvimento humano, com vistas a construção coletiva em indicadores de inclusão.
3. Fórum: Pesquisa Qualitativa
Espaço de diálogo mediado pela professora doutora Janaína Gonçalves com o objetivo de refletir coletivamente sobre as contribuições da pesquisa qualitativa para políticas públicas de inclusão.
13/12/2019
1. Palestra: Prevenção da Violência
Como acontece a violência contra pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade? Quais são os meios de prevenção da violência?
2. Workshop: Cultura Inclusiva: As Artes
Dinâmica de grupo cooperativa mediada pelo artista plástico Antônio Peticov tendo como objetivo apresentar as Artes como ferramenta de Educação.
3. Fórum: Pesquisa Quantitativa
Espaço de diálogo mediado pelo professor doutor João Gagliardi com o objetivo de refletir coletivamente sobre as contribuições da pesquisa quantitativa em políticas públicas de inclusão.
Deixe-nos saber o que achou, sua opinião é muito importante para nós.