Altas Habilidades e Superdotação

A superdotação pode estar em todo lugar!

Por Padre Everton dos Santos Borges, um relato pessoal emocionante, uma vida de assincronia

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Descobrindo a Superdotação

Recentemente, Padre Everton confirmou sua Alta Habilidade ou Superdotação, mais um exemplo que trazemos aqui nesta seção para exemplificar que a superdotação pode estar em todo lugar. Aceitar essa realidade não foi simples para ele, nunca se considerou excepcionalmente inteligente., até menciona que a cada descoberta se sentia mais ignorante.

Este fato se deve ao fato de que uma pessoa superdotada sempre está buscando aprender, ao conversar com profissionais como: serralheiros, pedreiros, carpinteiros, médicos, psicólogos e teólogos, sempre ele percebia o quanto desconhecia sobre suas especialidades, sempre se sentia insuficiência, sempre percebia que precisava aprender mais e mais.

Admiração pelas Profissões

Sempre se encantou por cada profissão, desde pedreiro que constrói casas até os astronautas que exploram o espaço, mas o interesse genuíno sempre foi por pessoas, gosta de saber sobre a missão de cada um, para assim escutar e aprender, afinal sempre é possível aprender algo novo.

Incertezas e Desconfianças

No entanto, sua vida não foi isenta de incertezas. Constantemente duvidada de suas capacidades, mesmo nas áreas em que se aprofundou seus estudos, ele fala que seu cérebro parece um universo infinito, gerando incompreensões tanto sobre si mesmo quanto sobre os outros, e a sensação de que o mundo é muito mais complexo do que aparenta ser.

Reflexões sobre Sabedoria e Complexidade

Admira que conseguem olhar para a complexidade do homem e do Universo sem se perturbar. Para eles, os pensamentos de quem vê além do que está na superfície podem parecer triviais. Certa vez, perguntou a um dos seus terapeutas, sobre as semelhanças entre as pessoas superdotadas. O terapeuta explicou que pessoas superdotadas fazem muitas perguntas e muitas vezes sabem mais do que acreditam saber.

Assincronia (Sentimento de desajuste)

Essa é uma das piores sensações: não conseguir se ajustar ao mundo e sentir-se sempre errado. Sua vida foi marcada por uma constante assincronia. Quando não conseguia se adaptar, ficava irritado consigo mesmo, o que gerava arrependimento e tristeza. O preciosismo, o sentimento de não ter se esforçado o suficiente, torna-se algo exaustivo.

Hipersensibilidade

Sua hipersensibilidade também contribui para essa complexidade. Padre Everton diz sentir o mundo de maneira intensificada: sons mais altos, temperaturas mais extremas, sabores mais acentuados e cheiros mais fortes. Imagine viver assim sem saber que é diferente. Essa divergência constante traz erros, explosões, incompreensões e dores, gerando acusações internas que são as mais dolorosas.

A Busca por Compreensão

Na escola, ele menciona que sua mente, poderia alcançar grandes alturas, mas passou a se esconder devido à sensação de inferioridade. Saber que eu sabia, mas não conseguia demonstrar isso, era frustrante. No ensino superior, especialmente em Filosofia, encontrou um caminho. Aprendeu a buscar referências para embasar seus pensamentos. é o que diz estar funcionando.

A Religião como Refúgio

Ser padre católico, foi para ele o que o salvou, foi assim que ele conseguiu se conectar ao transcendente, proporcionando descanso à sua mente. A meditação o acalma e permite alcançar novas alturas através da contemplação.

Aceitação e Compreensão

Hoje, ele começa a entender que Altas Habilidades ou Superdotação não se trata apenas de inteligência, mas de um modo de ser e de perceber o Universo. A hipersensibilidade, antes vista como um obstáculo, agora o permite apreciar a beleza ao seu redor.

E assim ele termina seu relato deixando uma frase: “Que o meu Criador me leve ao mais belo que esse mundo pode dar e que me oriente à Sua Vontade.”

Curadoria do Texto: Cilene Cardoso do Grupo Crescer Feliz
Fonte: https://supereficientemental.com/category/relato-pessoal-2/

Se identificou, compartilha esta história, afinal somos todos diferentes, cada um tem o seu jeito e tudo bem.

Juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo e promissor para todas as crianças, independentemente de suas características.

Saiba mais: 

Superdotação e o mito social da genialidade

A invisibilidade das pessoas com altas habilidades e superdotação

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo