Geral

Aos 2 anos de idade menino é diagnosticado com dois tipos de câncer

Davi venceu dois tipo de câncer quando ainda tinha apenas dois anos de idade.

Siga-nos no GOOGLE NEWS

O pequeno Davi Augusto, de apenas 2 anos e 11 meses de vida, já enfrentou duras batalhas contra o câncer infantil. No ano passado, ele recebeu o diagnóstico de neuroblastoma, que é um tipo de tumor que acomete principalmente as crianças com menos de 10 anos de idade. Segundo o Inca, essa doença aparece, normalmente, na região das glândulas adrenais, localizadas na na parte superior dos rins e que leva automaticamente ao inchaço da região abdominal.

Débora Alves, de 35 anos de idade, que é a mãe do pequeno Davi relatou a CRESCER, que no momento em que ela recebeu o diagnóstico, foi um grande soco em seu estômago, ela estava sem chão, mas em nenhum momento deixou de ter esperança.

Após diversas quimioterapias, os familiares de Davi tiveram que enfrentar mais uma vez uma nova batalha. Davi desenvolveu um novo tipo de câncer, que é conhecido como rabdomiossarcoma — esse tumor maligno surge de células que são desenvolvidas nos músculos estriados da musculatura esquelética.

A servidora municipal, que reside em Curitiba, relata que felizmente seu filho recebeu o diagnóstico um pouco mais cedo e devido a isso vem recuperando-se com o apoio da equipe médica.

Apesar de o câncer em crianças ser raro, ele é responsável pela maioria dos óbitos na faixa estaria de 1 a 19 anos de idade, sendo representado por 8% do total, conforme informações do Inca. Devido a isso, o mês de setembro foi escolhido para ser debatido sobre a conscientização do câncer infantojuvenil. O movimento que é chamado de “Setembro Dourado”, tem como objetivo alertar os pais, profissionais de saúde, educadores e a população em geral sobre a importância de ficar atento aos sinais e sintomas sugestivos da doença.

Davi aparece na foto com um andador.
Reprodução/Arquivo Pessoal.

Diagnóstico de câncer

Débora relata, que no começo, seu filho não demonstrava nenhum tipo de sinal de que estava doente. Entretanto, teve um dia, ela percebeu que seu filho estava com um pouco de febre e depois percebeu também que a região abdominal do filho estava um pouco saltada e dura. Esses sinais já ligaram uma luz de alerta para a mãe. Após realizar algumas consultas médicas, o pequeno fez exames e uma biópsia. Logo depois, o bebê foi diagnosticado com o neuroblastoma. A mãe relembra nitidamente do dia em que ela recebeu o diagnóstico.

Desde então, iniciou-se a batalha do pequeno contra a doença. A via da mãe, que além de Davi tem mais 3 filhos, mudou totalmente. Ela passou a ficar mais tempo no hospital do que em sua residência. Além disso, ao iniciar seu clico de quimioterapia, o pequeno ficou bastante debilitado.

No ano passado, Davi passou por cinco ciclos de quimioterapia e por pelo menos seis cirurgias. Após responder bem aos tratamentos realizados, o pequeno conseguiu remover o tumor em agosto e em outubro realizou um transplante de medula.

Fonte: Revista Crescer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo