Após contrair Covid-19 menino tem infecção grava no olho
Um menino de 9 anos de idade, que reside em Bristol, Inglaterra, passou o Natal em uma unidade hospitalar e quase ficou parcialmente cego por conta de um raro efeito colateral com relação com o vírus da Covid-19. Zac Morey parou de enxergar com seu olho esquerdo em menos de uma semana após ter testado positivo para o vírus. O olho dele ficou completamente inchado. Os profissionais da saúde então, o diagnosticaram com celulite orbitaria, que é uma infecção de pele que alguns cientistas relacionaram a Covid-19.
O menino foi colocado em soro intravenoso no Hospital Royal Bristol, é feliz conseguiu recuperar totalmente sua visão. No entanto, os familiares dele tem deixado outros pais alerta sobre esse sintoma bastante incomum. Angela, de 37 anos, mãe de 5 e vereadora, lembrou que o olho do filho parecia que iria explodir, não havia outra forma dele abrir o olho se não fosse puxando a pele.
O problema ocular de Zac iniciou-se após ele testar positivo para o vírus junto com sua mãe e seus 4 irmãos, no dia 16 de dezembro. O menino apresentou sintomas parecidos aos de um resfriado e passou o período de isolamento jogando em um computador em sua residência. No dia 22, os sintomas leves sumiram e ele passou a sentir dor em seu olho esquerdo.
A mãe conta que pensou que o motivo disso era por conta dele ter ficado 7 dias mexendo no computador. Porém, na véspera de Natal, não estava nada bem. Então foi ai que resolveram levar ele para uma unidade hospitalar e ele foi colocado no antibiótico. Foi dito que caso a infecção penetrasse muito no olho, poderia deixá-lo cego.
Qualquer ferimento localizado na região do rosto pode acarretar em uma infecção bacteriana, uma vez que, caso a criança passe a mão no local ou coçar existe risco de que a bactéria possa instalar-se. As dermatites (alergias na pele), picadas de insetos e machucados decorrentes de quedas estão entre as portas de entrada mais comuns da celulite fácil. Outro fator que também pode acarretar a esse quadro é uma sinusite que não foi tratamento de forma adequada.
A prevenção tem ligação com a higiene das crianças. Devido a isso, é necessário orienta-las desde cedo a ter alguns cuidados, tais como lavar as mãos após brincarem no parque, após usarem o banheiro e antes das refeições. Outro ponto muito importante é tratar bem as feridas que aparecem para que elas não tornem-se o ponto inicial de uma infecção. O melhor é lavá-las sempre usando água e sabão neutro. Caso a ferida no cicatrize, inche ou fique vermelha, leve a criança até uma unidade hospitalar.
Fonte: Daily Mail