Apresentador com síndrome de down faz sucesso na televisão
A representatividade nas telinhas está cada vez maior nos últimos tempos. Como a síndrome de Down em crianças acaba sendo mais falado, o apresentador decidiu propor que a síndrome na fase adulta fosse abordada, uma vez que o conhecimento nessa faixa etária é menor.
Não é o caso de ser uma regra a baixa expectativa de vida de pessoas com a síndrome, porém ainda não há meios de um envelhecimento saudável, uma vez que a síndrome de Down pode vir com problemas cardíacos, por exemplo.
Apresentador com síndrome de Down comanda o programa “CBeebies”
Na Inglaterra, o programa ‘CBeebies’ foi ao ar, e tem um jovem com síndrome de Down como apresentador do programa. O jovem, George Webster, fala sobre a importância da representatividade, e de que é preciso mais inclusão na televisão. O programa é infantil e passa na BBC.
No programa, George fica ao lado do cãozinho Dodge, e lá ele mostra seus passatempos favoritos, que são dançar, cozinhar e também cantar. O programa é bem divertido, e George também se diverte trabalhando, e acima de tudo, inclui e representa pessoas com a mesma síndrome, que muitas vezes são discriminadas.
As crianças tiveram uma ótima resposta sobre o programa.
Muitas mães falaram sobre como os filhos com síndrome de Down se sentiram felizes ao verem uma pessoa como elas na televisão. ‘’ Vai Geroge! Estamos muito animados em ver você’’, falou o pai de uma menininha com a síndrome, muito feliz com a chegada de George nas telinhas.
Um pai chegou a comentar que seu filho com autismo gostou muito de George, e que ele está trazendo representatividade para muitas crianças com todos os tipos de deficiência, porque ele mostra que ser diferente é normal. A recepção de George na televisão foi melhor do que todos esperavam, e agora ele se sente muito confiante para inspirar outras pessoas como ele.
Jane Webster, mãe do apresentador, conta que ficou sem palavras com o carinho que o filho foi recebido na tv, e que se emocionou muito com a estreia do filho. Em um dos vídeos, onde George aparece dançando e recitando um poema já possui cerca de 1,2 milhões de visualizações no Twitter.
A ideia da BBC inicialmente era de que ele seria apenas um apresentador convidado, porém o público teve uma recepção maior do que esperavam, por isso a emissora tem pensado seriamente em contratar o jovem como o apresentador fixo do programa, em tempo integral.
Fonte: Quebrando o Tabu