Barbie lança sua primeira boneca com síndrome de Down
Depois de muitos anos do lançamento da boneca Barbie, a grande marca de brinquedos Mattel trás uma grande lançamento.
Uma boneca Barbie com síndrome de Down. Ela fará parte da linha “Fashionistas”, que consiste numa das linhas da boneca baseadas na inclusão, representatividade diversidade de diferentes grupos sociais e minorias com a criação de Barbies. Há Barbie com diferentes tons de pele, acne, excesso de peso e mesmo com várias condições físicas, tais como surdez ou vitiligo.
A Barbie com síndrome de Down tardou veio, dando a representatividade às crianças com trissomia do cromossomo 21, mas conhecida como síndrome de Down.
A Barbie vem com um vestido colorido em tons de amarelo e azul, cores que representam a síndrome de Down ao redor do mundo.p
Ela possui também tem um colar especial, contendo três setas representando o terceiro cromossomo 21, características das pessoas com síndrome de Down têm.
Muitas pessoas ficaram felizes com a iniciativa dessa empresa, pois depois de 63 anos a Barbie criou uma boneca que representa as crianças com essa deficiência.
25 Bonecos incríveis com deficiências
No entanto, houve outras pessoas que acharam que as características boneca poderiam ser melhores.
Representatividade
Infelizmente, a falta de representatividade de bonecas com síndrome de Down é um problema que persiste há muito tempo.
Isso pode ser problemático, pois a representatividade é importante para a inclusão e a aceitação de pessoas com deficiências. Ao disponibilizar bonecas com síndrome de Down, as crianças com essa condição podem se sentir representadas e valorizadas, enquanto as crianças sem essa condição podem aprender sobre a diversidade humana e desenvolver uma atitude positiva em relação às pessoas com deficiências.
Felizmente, algumas empresas começaram a abordar essa lacuna no mercado de brinquedos. Por exemplo, a empresa americana American Girl lançou em 2020 uma boneca com síndrome de Down, chamada Joss Kendrick, como parte de sua linha de bonecas “Girl of the Year”. A boneca apresenta características físicas que refletem a síndrome de Down, como olhos amendoados e uma língua que fica levemente para fora da boca.
Além disso, é necessário que a sociedade como um todo se torne mais consciente da importância da representatividade e da inclusão das pessoas com deficiências em todas as áreas da vida.
Todavia, o fato de empresas grades como a Mattel ter essa iniciatova é grande passo em prol do sentimento de pertencimento de crianças que normalmente são esquecidas pelas indústrias de brinquedos.
Vale lembrar que crianças com síndrome de Down existem e são consumidoras.
A previsão é que a boneca esteja disponível ainda no primeiro semestre de 2023.
E aí o que você achou da iniciativa da empresa?
Deixe-nos saber o que achou, sua opinião é muito importante para nós.
Menina ganha Barbie em cadeira de rodas como ela e se emociona