Brasileira lança aplicativo para alfabetização de crianças com autismo
Agora pais e educadores de crianças com autismo podem contar com uma boa notícia. Lançado em abril, o aplicativo Brainy Mouse (Rato Inteligente ou Rato Atrevido). Disponível para celulares e tablets (tanto para android e iOS). Ele tem um formato de jogo, que de forma divertida colabora com os pequenos com transtorno do espectro autista (TEA) com estimulação da linguagem e alfabetização, facilitando o processo de aprendizagem.
Depois de mais de quatro anos de pesquisa, o aplicativo foi disponibilizado ao público em geral. Foram realizados testes com crianças em Belo Horizonte e São Paulo. Os testes foram considerados satisfatórios. O aplicativo foi lançado primeiramente em inlês e agora, já foi lançado em português. A iniciativa da criação desse aplicativo foi da brasileira Ana Sarrizo, presidente da Brainy Mouse Foundation.
O jogo tem como objetivo é trabalhar o desenvolvimento da linguagem porque este é justamente um dos maiores desafios para a educação dos autistas, no mundo inteiro. O jeito como pensam, assimilam e compreendem o mundo a sua volta é peculiar de tal forma que muitas vezes nem mesmo os familiares ou os educadores estão preparados para lidar.
https://www.instagram.com/p/BjQfX8OH5Lp/?utm_source=ig_web_copy_link
Público alvo
Segundo Ana Sarrizo, o aplicativo é destinado a crianças e também a adultos, pois existem muitos autistas adultos que ainda não sabem ler e escrever e esse aplicativo visa ajudar esse público.
Conforme um estudo do Center of Control and Prevetion, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos estima-se que 3 milhões de brasileiros são autistas. Este dado é um reflexo do estudo divulgado pelo que aponta a incidência de 1 a cada 68 crianças. Além dos desafios da doença, o maior entrave ainda é o preconceito.
Veja como o aplicativo funciona:
https://www.instagram.com/p/BgW0a1EHxJX/?utm_source=ig_web_copy_link
O jogo funciona trabalhando a leitura da esquerda para direita, com a formação de palavras usando sílabas, interação com cores, sons e outros dispositivos que estimulam o cognitivo. O aplicativo ajudao usuário a trabalhar seu desenvolvimento de forma lúdica. O jogo é interativo podendo o jogador customizar seu ratinho, como também ganhar moedas virtuais chamadas “cheesecoin”.
Uma das inovações no jogo é trabalhar o pedido de ajuda a um amigo, chamado “Rato Amigo”. Essa ação objetiva trabalhar, de forma inconsciente, a atitude de pedir ajuda ao próximo, e assim estimular essa ação no dia a dia.
A ideia
A ideia surgiu em 2013, após Ana Sarrizo, que é pesquisadora teve a ideia de contribuir com as pessoas com TEA de sua cidade natal Belo Horizonte. O seu projeto foi tão exituoso que Ana inscreveu ele no prêmio Santander, do qual foi vencedor entre 17mil propostas voltadas para a educação.
Com o prêmio de R$ 100 mil e uma bolsa no curso de empreendedorismo da Babson College, uma das mais importantes do mundo, decidiu criar a Brainy Mouse Foudation, nos Estados Unidos, ficando mais próxima das mais importantes pesquisas sobre autismo.
O objetivo da Fundação é ajudar instituições do mundo inteiro, familiares e educadores, que já trabalham com crianças e adultos com TEA, produzindo games e ferramentas que vão auxiliá-los no seu progresso dia a dia.
O aplicativo é pago. Ele custa R$ 18,90 na Apple Store. Mesmo asism, é um dos aplicativos mais baixados como TOP EDUCACIONAL do Google Play.
https://www.instagram.com/p/Bi60qS6ngF3/?utm_source=ig_web_copy_link
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Fonte: https://razoesparaacreditar.com