Cachorro apoia e acalma amiga autista durante crise de ansiedade
Cachorro apoia e acalma amiga autista durante crise de ansiedade
Um vídeo de um cachorro consolando sua amiga com autismo durante uma crise de ansiedade está circulando por toda a Web nas últimas semanas e emocionando a todos.
O vídeo em questão foi feito em Sidney na Austrália e protagonizado pela jovem Hayley Martin junto com seu cachorro Marley. Harley tem Transtorno de Espectro Autista (TEA) em grau severo. Durante uma de suas crises o cachorro a consolou e a acalmou de maneira emocionante.
No entanto, Marley apoia a amiga e a consola, sendo peça muito importante para ajudá-la nesses momentos. O cachorro é da raça border collie-kelpie e tem 1 ano. Ele é amável e demonstra afeto grande afeto por Harley
“Neste vídeo, Marley está me impedindo de me machucar durante um episódio sensorial… que inclui me bater e me coçar. Marley é treinado para interromper o comportamento prejudicial”, explica a jovem.
Confira o vídeo:
https://www.facebook.com/theaustralian/videos/573772589875052/?v=573772589875052
O melhor amigo
Para aqueles que acompanham casos pessoas com autismo severo, sabem que quando em crise as coisas podem ficar feias. O maior desafio das famílias é evitar que as pessoas com esse grau do transtorno faça mal a si mesmo.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido popularmente como autismo, é uma desordem complexa do desenvolvimento cerebral caracterizada por dificuldades na socialização e comunicação, além de padrões de comportamentos repetitivos.
Entretanto, o transtorno pode ser manifestar em diferentes níveis. No mais severo, são necessários cuidados especiais por toda a vida e os pacientes costumam ter outras condições, como deficiência intelectual, transtornos de linguagem, epilepsia ou síndromes genéticas.
Todavia, segundo um estudo de cientistas norte-americanos, estima-se que, aproximadamente, uma a cada 59 crianças tenha alguma característica do TEA.
No Brasil, ainda não há estatísticas sobre isso, no entanto, com a inserção do das pessoas com autismo no censo demográfico de 2020, dados oficiais poderão ser estabelecidos neste ano.
No entanto, não há dados específicos sobre pessoas com o grau mais severo.
Ter um amigo como Marley, pode ajudar essas pessoas durante esses momentos.
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Veja mais:
Jovem com autismo severo tem sua vida salva por meio do balé
Autismo severo e sua invisibilidade perante a sociedade