Cadeiras de praia para crianças com mobilidade reduzida
Cadeiras de praia para crianças com mobilidade reduzida
Em 2019, Matosinhos, em Portugal ostenta a Bandeira “Praia Acessível” em oito de suas praias. Dez anos depois do início da implementação deste programa na cidade e no país.
As praias de Agudela, Angeiras-Sul, Cabo do Mundo, Leça da Palmeira, Marreco, Memória, Pedras do Corgo e Quebrada, permitem o deslocamento dos cidadãos com mobilidade reduzida na areia e o acesso a banhos, por meio de uma cadeira anfíbia (tiralô).
A cadeira é um pouco diferente da que existe no Brasil. A cadeira anfíbia usada no país é mais deitada, com rodas grandes, permitindo que, principalmente, pessoas com tetraplegia, possam ter acesso ao mar com segurança.
Já a cadeira portuguesa é mais sentada, como se fosse uma cadeira de rodas. Essas cadeiras são adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida, em idade adulta (peso até 130 kg). A Câmara Municipal de Matosinhos foi mais longe.
Assim, numa parceria com a Associação More Moving Moments (MMM), foram colocadas duas cadeiras, nas praias do Marreco e de Leça da Palmeira, destinadas especificamente a crianças entre os 27 e os 40 kg, permitindoo deslocamento na areia sem que haja dificuldade e ter fácil acesso à água.
Essas cadeiras estão disponíveis apenas nas praias da cidade de Matosinhos, em Portugal.
No futuro, esta solução poderá ser replicada em outras praias de Portugal e quem sabe no Brasil.
Aparentemente com um custo menor, poderia ser colocada a disposição em mais praias.
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Fonte:https://www.leca-palmeira.com
Capa: Créditos: Manuel Mendes DR