Caso AME Jonatas: criança de 5 anos morre em Santa Catarina após lutar contra a doença
O menino Jonatas Openkoski, o caso Ame Jonatas, faleceu na tarde da última segunda-feira, 24 de janeiro, aos 5 anos de idade, após sofrer uma parada cardíaca. A informação foi trazida a público e confirmada pelos pais da criança através das redes sociais.
No post, os pais contavam que era com um grande pesar que eles estavam informando que Jonatas havia virado um anjo. Ele havia acordado bem, tomado seu leite e voltado a dormir. Dormiu o sono eterno o ocasionado por uma parada cardíaca.
Homenagens
Na internet, os familiares e pessoas que estavam acompanhando a luta do pequeno Jonatas contra a doença, despediram-se e prestaram homenagens.
Tiago Souza escreveu que o pequeno foi um grande guerreiro e que o céu estava em festa por receber ele.
AME Jonatas
No mês de março de 2017, ele foi diagnosticado com AME (Atrofia Muscular Espinhal). Para o tratamento era necessário importar vacinas dos Estados Unidos que no total daria cerca de 3 milhões de reais. A família no possuía condições para custear as desesperas do tratamento e então decidiram realizar uma campanha para arrecadar o valor necessário. O caso gerou uma repercussão nacional.
Em maio do mesmo ano, o casal anunciou através das redes sociais que havia conseguido arrecadar o valor, porém continuaria a arrecadação para poder cobrir os gastos com os equipamentos que mantinham o pequeno vivo em casa.
Denúncia de negligência em hospital
Há pouco tempo, no último dia 12, os pais do pequeno Jonatas realizaram uma denúncia através das redes sociais na qual contavam sobre a negligência de uma unidade hospitalar infantil e Itajaí, localizado no Litoral Norte de Santa Catarina.
Na ocasião, a família deu informações de que ele foi atendido na unidade para a troca de prótesea tráqueo-esofágica e que os médicos “cortaram o pescoço” do menino.
Fonte: Nd+