Geral

Centro especializado em tratamento para autistas será criado em Joinville

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Em construção no bairro Morro do Meio, Joinville irá ter mais uma organização para atendimento especializado no Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Pequeno Cotolengo Joinvilense, já conta com projetos para realizar os atendimentos.

O Pequeno Cotolengo é uma organização mundial, que está presente em 32 países diferentes e auxilia mais de 50 mil pessoas. No Brasil, os Pequenos Cotolengos estão presentes nos seguintes estados Ceará, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Em SC, a organização já existe no município de São José, e também irá estar presente em Joinville.

O Pequeno Cotolengo Joinvilense é fruto da obra do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, que está localizado em Curitiba, e é administrado pelos diretores Diogo Azevedo e padre Renaldo Lopes.

Conforme informações de Diego Azevedo, o diretor-executivo do Complexo da Saúde Pequeno Cotolengo, a expectativa para essa nova obra é muito grande.

Reinaldo ressalta que foi observado a demanda reprimida pelos atendimentos a pessoas que tem autismo. Que não desejam apenas prestar atendimentos, mas também acolher todas essas famílias que enfrentam os desafios que é cuidar de seus familiares com autismo.

O Transtorno do Espectro Autista, é um transtorno no sistema neurológico, a principal característica é a dificuldade de se comunicar e interagir com outras pessoas, além de interesses bastante específicos e movimentos repetitivos. O termo “espectro” diz respeito aos diferentes graus, leves e graves, envolvendo situações e apresentações diferentes. Os sintomas podem ser notados em faixas etárias diferentes, na infância ou até mesmo quando já é um adulto.

O Pequeno Cotolengo Joinvilense irá atender, inicialmente, exclusivamente o público autista. A nova obra irá desafogar os atendimentos na fila de espera através do meio da rede pública de saúde, oferecendo especialidades clínicas de reabilitação, que irão promover a qualidade de vida para os pacientes que serão atendidos.

A expectativa da nova obra tem como objetivo suprir os atendimentos grátis para pessoas com autismo em qualquer faixa etária, com equipes multiprofissionais, como médicos especialistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, entre outros. Todos atendimentos oferecidos irão ser gratuitos. Com a obra já acontecendo, a previsão de conclusão é para o segundo semestre deste ano.

Fonte: O Municipio Joinville

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo