Como escolher brinquedos e jogos para crianças especiais
Por Leticia Lefevre
Nem todos os brinquedos para crianças com necessidades especiais custam caro!
A maioria das pessoas quando pensa em “brinquedos e jogos para crianças e adolescentes com necessidades especiais”, imagina aparelhos complexos, caros e especialmente projetados.
Alguns brinquedos e jogos destinados a crianças especiais apresentam apenas o rótulo indicando que são feitos para crianças especiais, ou são brinquedos específicos para determinadas deficiências.
É fato esses produtos existem e podem ser encontrados em lojas especializadas. Mas a verdade é que nem toda criança especial precisa necessariamente desses brinquedos. Brinquedos são brinquedos e alguns deles podem ser usados pelo seu filho ou mesmo podem ser feitos em casa por você.
A sua única preocupação na hora de comprar brinquedos para seu filho deve ser o fato de que os brinquedos devem ser seguros (sempre compre brinquedos com o selo o INMETRO) e que eles sejam divertidos para crianças, sempre se atentando aos desafios de planejamento sensorial e / ou físico ou motor .
Boas escolhas podem incluir bolhas de sabão e chocalhos, enquanto uma má escolha seria jogo barulhento de computador.
Um balanço no quintal seria uma boa ideia enquanto um jogo de tabuleiro não seria uma boa escolha.
Blocos ou Legos são ótimos exemplos de brinquedos que podem ser usados de várias formas, em que seu filho possa brincar sozinho ou com mais pessoas, enquanto um jogo de futebol de campo não.
Existem dois elementos que podem tornar os brinquedos e jogos terapêuticos para crianças com desafios sensoriais, sociais, linguísticos, cognitivos ou de atenção. Eles são muito simples:
Para ser terapêutico, um jogo ou brinquedo deve ser desfrutado com outra pessoa que esteja disposta e seja capaz de usar a experiência para ajudar a construir habilidades.
Para apoiar os desafios sensoriais e fornecer recompensas, um jogo ou brinquedo deve ser fisicamente envolvente e divertido (ou agradável e calmo) para o jogador.
Resumindo, se você brinca com seu filho e realmente se envolve com ele, e seu filho gosta do jogo ou brinquedo que você está usando, você está proporcionando uma experiência terapêutica.
Antes de comprar ou fazer qualquer coisa para seu filho com necessidades especiais, lembre-se de que seu objetivo é engajar seu filho com algo que ele ou ela irá gostar. Isso pode significar que o brinquedo ou jogo é “muito infantil” ou “muito fácil” para alguém da idade cronológica do seu filho. Nesse caso, a indicação de faixa etária sugerida pelo fabricante do produto não se aplicará a seu filho.
Ao fazer algum brinquedo para seu filho, avalie se os produtos utilizados o manterão em segurança, dependendo do grau da deficiência, o inclua na construção desse novo brinquedo. Ele vai adorar participar.
Outra coisa que você deve se atentar é em relação a coordenação motora de seu filho, se o brinquedo possui partes pequenas ou pontas, sua escolha deve ser avaliada sempre com o objetivo de manter seu filho em segurança.
Crianças com necessidades especiais, por definição, desenvolvem-se em um ritmo diferente. Isso significa que seu filho de 10 anos com autismo ainda pode gostar de trenzinhos e não se interessar por um vídeo game “apropriado para a idade”. Como pai ou mãe, você pode ter que aceitar e dar ao seu filho o brinquedo ou a experiência para a qual ele ou ela está pronta – mesmo que a idade da caixa pareça muito nova.
Ao olhar para os brinquedos, lembre-se sempre de que os brinquedos “terapêuticos” são geralmente apenas versões mais caras de brinquedos comuns. ” Massa terapêutica ” é praticamente a mesma coisa que massinha comum. Brinquedos com chocalhos especiais são quase idênticos aos brinquedos infantis encontrados em supermercados e lojas de brinquedos. Tenha cuidado, no entanto, sobre a compra de brinquedos que seu filho possa engasgar ou que possam ser tóxicos.
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