Qual a história sobre o dia Internacional da Superdotação?
Faltam 2 meses para o Dia Internacional da Superdotação. Qual a importância dessa data?
Qual a importância de se conhecer a história sobre o dia Internacional da Superdotação?
10 de agosto – Dia Internacional da Superdotação
O Dia Internacional da Superdotação foi celebrado pela primeira vez na 19ª Conferência Mundial, realizada de 8 a 12 de agosto de 2011, em Praga, República Tcheca. O evento, organizado pelo World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC), Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas, contou com a presença de 450 pessoas de todo o mundo, todas interessadas em promover a educação para crianças superdotadas e talentosas. A divulgação é um caminho para a inclusão da Superdotação.
Desde então, diversos eventos têm sido realizados para celebrar essa data e debater esse tema tão importante e ainda pouco conhecido pela sociedade.
A Importância da Educação e Formação
Para ampliar o debate e melhorar o atendimento nas escolas, é necessário investir na formação de educadores, qualificação dos serviços de apoio e atualização profissional. Esse processo envolve não apenas a educação, mas também a saúde, a família e o conhecimento da sociedade sobre o tema.
É importante que as famílias se unam, participem e tenham acesso às informações, podendo inclusive formar grupos de apoio por regiões, como o exemplo que temos da associação Aspat – Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento, presente em Lavras, Minas Gerais, desde 1993. Divulgar sobre este tema em diferentes veículos de comunicação é o caminho para difundir conhecimento e gerar o acolhimento que tanto desejamos a todos.
1º Evento Cultural sobre Superdotação em São Paulo
Este ano, São Paulo, no dia 10/08, acontecerá o 1º evento Cultural sobre Superdotação, um evento gratuito, todo montado com doações. O objetivo é aproveitar o Dia Internacional da Superdotação para divulgar esse tema à sociedade. Maiores detalhes serão divulgados na 1ª semana de julho, acompanhe nossas redes sociais, estamos organizando tudo com muito carinho, será um evento acolhedor para todos.
Avanços pelo Brasil
Ao pesquisar e verificar alguns avanços, descobri que a cidade de São Paulo, conforme lei n.º 15.787 de 29 de maio de 2013, consta que Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação, como sendo 27 de agosto, a ser realizado anualmente., conforme Link para detalhes sobre a lei
Após verificar esta informação, nova para mim até esta data, percebemos o quanto o trabalho realizado pelas famílias é fundamental para divulgar e atualizar as infomações, visando assim chamar atenção da sociedade para acolher este tema. Acompanhe algumas informações encontradas:
- Itu (SP): A cidade de Itu realizará este ano a Semana de Altas Habilidades e Superdotação através do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape). Link para mais detalhes.
- Manaus (AM): A Prefeitura de Manaus instituiu em abril a LEI Nº 3.311, DE 19 DE ABRIL DE 2024, que estabelece diretrizes para políticas públicas municipais voltadas ao desenvolvimento de alunos com altas habilidades/superdotação. Mais detalhes aqui.
- Nova Prata (RS): A Lei Nº 11.293, DE 14 DE MAIO DE 2024, institui a Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados com altas habilidades e superdotação. Confira mais aqui.
- Santa Maria (RS): A Lei 6.823 de 20 de outubro de 2023 institui e inclui no Calendário Oficial do Município o Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação e o Agosto Laranja, mês de informação e conscientização. Veja mais detalhes.
- Caxias do Sul (RS): A LEI MUNICIPAL Nº 8.759, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2021, estabelece a Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes com altas habilidades e superdotação. No ano passado o município promoveu a 2ª semana Municipal de Altas Habilidades e Superdotação, com programação que incluía atividades para crianças e jovens, famílias, professores e sociedade em geral. Saiba mais.
- Londrina (PR): No ano passado, Londrina realizou a 1ª semana dedicada a alunos superdotados, sendo a primeira cidade do Paraná a promover uma ação desse tipo. Mais detalhes aqui.
- Rio Branco (AC): O NAAHS (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação) do Acre tem realizado um trabalho ativo, no ano passado promoveu a 3ª edição do Workshop no Dia Internacional da Superdotação. Saiba mais no Instagram.
- Divinópolis (MG): Recentemente, foi publicada a Lei Ordinária n.º 9.379, de 17 de abril de 2024, que altera a Lei n.º 9.309, de 1º de dezembro de 2023, instituindo a Semana Municipal das Altas Habilidades/Superdotação a ser celebrada anualmente na semana do dia 10 de agosto. Mais detalhes aqui.
Esses são alguns dos municípios que encontramos informações sobre ações realizadas ou planejadas, trazendo esperança e incentivando as famílias a se unirem, para promover ações e conscientização.
O acolhimento, a inclusão acontece quando a sociedade discute o tema, compartilha informações, ou seja, oferece acesso ao conhecimento. Essa é a melhor maneira de garantir o direito à educação para todos, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Texto: Cilene Cardoso do Grupo Crescer Feliz
Se identificou, compartilha esta história, afinal somos todos diferentes, cada um tem o seu jeito e tudo bem.
Juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo e promissor para todas as crianças, independentemente de suas características.
Saiba mais:
Superdotação e o mito social da genialidade
A invisibilidade das pessoas com altas habilidades e superdotação