‘Ele é problemático’; A mensagem que uma mãe de autista recebeu da amiga negando convite para festa do filho
Sara recebeu uma mensagem de uma amiga logo depois da mesma falar sobre o aniversário do filho em um grupo onde ambas estavam.
O Transtorno do Espectro Autista afeta o desenvolvimento da área do cérebro responsável pelo relacionamento com as pessoas, ambientes, animais. O TEA reúne desordens neurológicas presentes desde o nascimento da pessoa, e todas as pessoas que fazem parte desse grupo, podem apresentar algum déficit na maneira de se comunicar socialmente ou em sua forma de interação.
Muitos também apresentam determinados padrões repetitivos e restritos de comportamento, como fixação em objetos, movimentos repetitivos e contínuos, sem contar a hipersensibilidade.
O tabu em relação a pessoas com TEA faz com que diversas famílias sintam na pele o bullying sofrido pelos filhos, como foi o caso de Sara Onori. No ano de 2019, ela e seu filho para por uma situação muito preconceituosa, e o pior, não partiu de uma pessoa desconhecida, mas sim de alguém muito próximo. Sara expos através de seu perfil das redes sociais, que fazia parte de um grupo de mensagens de WhatsApp com algumas amigas, quando uma delas, chamada Viviane, começou a falar sobre a festinha de aniversário que faria para seu filho, Ruan.
Algum tempo depois, Viviane enviou uma mensagem para Sara no privado, contando que viu que ela estava no grupo, porém que não convidaria ela para a festa devido a seu filho, Arthur. Segundo o que foi dito por Viviane nas mensagens, Arthur era “meio problemático” e poderia deixar as demais crianças “incomodadas”. No final da mensagem, ela pediu para que a mãe de Arthur compreendesse a situação.
Algum tempo depois, Sara compartilhou uma captura de tela da mensagem que havia recebido, agradecendo a Viviane por não ter convidado o filho, já que os princípios que ela passava para o filho, que na época tinha 2 anos, incluíam conviver com pessoas de “boa índole’’.
Logo após o post tornar-se viral, Sara e Arthur ganharam uma festa surpresa, pois o caso também estampou os principais jornais do país. Cerca de 200 convites foram vendidos para ajudar a pagar a festa, em que maia de 30 voluntários participaram da produção, chegando até mesmo a sair no programa “Fantástico”, transmitido pela rede Globo.
Fonte: O Segredo