Em SP, bebê prematuro nasceu com dois dentes; Caso é raro
A pequena Lorenna deixou os pais surpresos ao nascer antes do tempo, com apenas 34 semanas e com dois dentes. Ela veio ao mundo no dia 7 de dezembro, em Cubatão, no interior paulista.
A mãe e médica veterinária Jennifer Larissa, de 24 anos, conta que internou em um dia, por causa das complicações na gravidez e no dia seguinte, a filha veio ao mundo, ela nem imaginava que seria tão rápido.
Além de ser prematura, a pequena também chamou bastante atenção por ter nascido com um dentinho. A mãe contou sobre a sua reação para a revista CRESCER, que estava assustada com a pressa com que tudo aconteceu e, no momento que soube dos dentinhos, ela tomou um susto, porém também estava em êxtase pela filha estar saudável. Mas por essa surpresa ela não esperava.
Mãe conta que os dois dentes não atrapalham a amamentação da filha
A mãe conta que a presença do dentinho não atrapalhou em nada na amamentação da filha. Ela conta que assim que ela nasceu, foi direto mamar. E que ao amamentar, não sentiu nenhum tipo de incômodo por causa do dentinho e nem a pequena.
Atualmente, a pequena está com um 1 mês e 2 dias, e já não não tem mais os dentinhos. De acordo com a mãe, ele foi extraído três dias depois do nascimento da pequena.
O odontopediatra Marcelo Bönecker irá tirar algumas dúvidas sobre o assunto.
Qual idade em que geralmente os primeiros dentes nascem?
De acordo com o especialista, a faixa etária varia bastante. Há muitas pesquisas que mostram uma variação, inclusive, de acordo com o sexo da criança. Nas meninas, por exemplo: os dentes costumam a nascer antes. Mas, olhando no geral, costuma ser por volta do 5º ou 6º mês de vida.
Por que em alguns casos mesmo que raros, os bebês já nascem com dentes?
O odontopediatra conta que há crianças que já vem ao mundo com alguns dentinhos e tem até nome para isso. Esse dente é chamado de dente natal. Já o dente que aparece logo nos primeiros dias ou meses de vida, é chamado de dente neonatal. Não são comuns, são patologias que acontecem com menos frequência e, até atualmente, não há uma explicação científica para isso.
Esses dentinhos precoces podem atrapalhar a amamentação?
De acordo com o especialista, pode sim, por isso é importante avaliar a possibilidade de realizar um pequeno desgaste nos dentinhos para que eles não machuquem o bico do peito e nem prejudique na hora de amamentar. Além disso, também há o grande risco do recém-nascido machucar a própria língua com os dentes.
Fonte: CRESCER