Enfermeira cria perucas com penteados de princesas para alegrar crianças com câncer
Enfermeira cria perucas com penteados de princesas para alegrar crianças com câncer
Uma enfermeira do Alasca, nos Estados Unidos, está usando as redes sociais para encontrar voluntários para um projeto mais do que especial. Criar perucas que imitam o cabelo de princesas dos contos de fadas para crianças em tratamento contra o câncer.
O início
Em entrevista à rede de TV americana “NBC News”, Holly Christensen contou que o projeto começou depois que a filha de uma amiga foi diagnosticada com a doença. Holly, que trabalhava com pacientes com câncer. Ela sabia que o tratamento não seria fácil para a menina, de apenas 2 anos. Com isso, resolveu fazer algo para ajudar no momento tão difícil.
“Uma vez enfermeira, sempre enfermeira. Trabalhar com câncer é algo comovente e que muda a vida das pessoas. No ano passado, soube que a filha de uma amiga de faculdade foi diagnosticada com a doença. Ela é toda ‘mocinha’, ama princesas e estava prestes a perder todo seu lindo e longo cabelo para a quimioterapia”, contou.
Para ajudar a menina a enfrentar o tratamento, Holly fez uma peruca com lã amarela. O objetivo era lembrar a longa trança da personagem Rapunzel. Ela conta que aprendeu a fazer os penteados das princesas para fantasiar as filhas no Halloween e usou a experiência para montar o acessório. O presente fez tanto sucesso que Holly recebeu pedidos de diversas famílias para confeccionar perucas para crianças que passavam pela mesma situação.
De acordo com a enfermeira, a quimioterapia deixa a pele muito suave e sensível. Por isso, muitos pacientes escolhem não usar as perucas tradicionais. Quando começou a fazer os acessórios para as crianças, Holly escolheu montá-las com lã, que incomodaria menos a cabeça das pequenas.
As perucas
Contudo, em razão dos muitos pedidos, Holly precisou montar uma oficina e aumentar a produção. Além dos penteados inspirados em princesas, a americana está desenvolvendo uma peruca com as cores do arco-íris, pedido especial para uma menina de 4 anos. Com a popularização do projeto, não foi apenas o número de famílias que buscam pelas perucas que aumentou, a ajuda também. Segundo a enfermeira, até um grupo de artesanato formado por presidiárias entrou em contato para se voluntariar.
“Levar um pouco de magia em um momento tão difícil da vida é muito gratificante. Tem sido quase igualmente gratificante e mágico conhecer as pessoas que querem ajudar“, disse Holly.
O projeto
O projeto de fios mágicos já tem quase 4 anos de atividades e realiza workshops para ajudar algumas dezenas de crianças locais a lutar contra o câncer no Alasca.
Todavia, desde seu início projeto conta com mais de 25.000 voluntários em mais de 45 países que trabalham juntos para criar cerca de 10.000 perucas de princesas e gorros de super-heróis.
Por fim, para continuar o projeto, que foi batizado “Projeto dos Fios Mágicos” (“The Magic Yarn Project”) a enfermeira agora pede a colaboração das pessoas. Por meio das redes sociais e de uma campanha de financiamento coletivo. Para doar basta entrar em contato com eles em sua página no Facebook.
Deixe-nos saber o que achou porque sua opinião é muito importante para nós.
Fonte: NBC News – Imagens: Reprodução Facebook The Magic Yarn Project