Entenda o caso do bebê que nasceu sem rosto
Entenda o caso do bebê que nasceu sem rosto
Um bebê nasceu sem rosto em Setúbal em Portugal. O caso raro está gerando polêmica ao redor do mundo.
No último dia 7, no Hospital São Bernardo, Rodrigo nasceu sem olhos, sem nariz e sem parte do crânio.
A má formação do menino não foi identificada pelo médico responsável, mesmo após a realização de três exames de ultrassonografia realizados pelo obstetra. Em todas as vezes, o ginecologista obstetra afirmava que estava tudo bem com o bebê e que ele era saudável. No entanto, um dos exames realizados em outro local, a mãe foi alertada de uma possível má formação.
Entretanto, ao questionar seu médico sobre o exame, ele afirmou que deveria ter havido um engano que o menino não apresentava má formações.
Os exames
A má formação só foi identificada após o parto, quando a mãe do garoto, chamada Marlene foi apresentada a ele.
Entretanyo, segundo declarações da madrinha de Rodrigo ao canal português TVI 24 os pais só descobriram que o menino nasceu sem rosto na hora do parto.
“Davi, pai do Rodrigo estava ao lado ao assistir o parto, e a primeira coisa que ela disse foi: ‘David, o nosso filho não tem nariz’. A partir daí foi o pânico geral dentro daquela sala de parto, os colegas que estavam a fazer o parto mandaram chamar o Dr. Arthur Carvalho“. contou a madrinha.
Naquela noite, o médico estava de plantão no hospital. Diante do ocorrido, ele pediu desculpas e assumiu que efetivamente tinha cometido um erro.
O estado de saúde do bebê
A madrinha também falou sobre o estado de saúde de seu afilhado e fez triste revelações sobre isso. “O meu afilhado tem lesões gravíssimas que impedem qualquer hipótese de autonomia e que ele possa ter um crescimento normal. É uma morte anunciada. Neste momento já foi apresentada queixa ao Ministério Público”.
De acordo com a ordem dos médicos local, o médico que fez o acompanhamento da gravidez que acompanhou já está sendo investigado em quatro processos no conselho disciplinar daquela ordem.
Outros casos
Esse não é o primeiro caso de uma criança que nasce sem rosto. No Brasil, há o caso da menina Vitória Marchioli, de Barra de São Francisco no estado do Espírito Santo, que também nasceu sem rosto.
Contudo, a menina nasceu com uma síndrome rara chamada Síndrome de Treacher Collins. Essa condição fez com que 40 ossos de sua face não se desenvolvessem corretamente. Hoje ela tem 11 anos e supera todas as expectativas.
Para tanto, a família de Vitória criou uma página no Facebook para retratar as conquistas da menina. Que é um exemplo de superação!
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Capa: Ilustrativa