Crianças EspeciaisDeficiênciaDeficiência IntelectualInclusão SocialSíndrome de Down

ES sai na frente e terá 1ª brigada dos Bombeiros no Brasil formada exclusivamente por pessoas com Down

Siga-nos no GOOGLE NEWS

O Espírito Santo é o estado pioneiro no Brasil com a iniciativa de ter a 1ª brigada de Bombeiros formado apenas por pessoas com Down.

Elas receberão capacitação como brigadistas eventuais pelo Corpo de Bombeiros. Isso se tornou possível graças a uma parceria feita com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo, a Vitória Down.

Na última sexta-feira (10), ocorreu à aula inaugural. Sendo assim, os alunos puderam iniciar a formação com uma carga horária de 20 horas para que dessa forma possam se tornar integrantes da Brigada 21, e assim atuar como brigadistas em combate a incêndios.

Alunos com Down visitam instalações do quartel

Durante a aula inaugural os alunos visitaram às instalações do Quartel do Comando Geral do Comando Geral do Corpo de Bombeiros.

Eles também fizeram uma visita à sede do 1ª Batalhão, ambos estão localizados na Enseada do Suá, em Vitória. Dessa forma, os alunos, que são os futuros brigadistas tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos e viaturas utilizadas pelos bombeiros.

De acordo com o site A Gazeta, foi explicado pela tenente Andresa, do Corpo de Bombeiros, que graças a essa iniciativa as pessoas irão adquirir conhecimentos que vão auxiliar no combate e prevenção de incêndios.

 

Eles serão certificados como brigadistas eventuais, ou seja, poderão acrescentar ao currículo deles este conhecimento. Para nós, além da questão da inclusão no nosso meio, a ação é importante para repassar técnicas de prevenção, permitindo que eles saibam o que fazer diante de algumas situações. Então terão certificados oficiais. O que mudaremos, no caso desses alunos, é a forma de ensinar, mas os conhecimentos serão os mesmos. Em casos de emergência, vão saber atuar dando um primeiro atendimento. Como brigadistas eventuais, eles aprendem noções de combate e prevenção a incêndios. Se houver incêndio, eles poderão atuar para minimizar os danos

Ainda de acordo com A Gazeta, Daniele Rosa, que é a coordenadora de oficinas da Vitória Down, disse que a iniciativa possui uma figura importante, principalmente durante esse período de pandemia, visto que por conta disso foi necessário que os alunos ficassem reclusos.

A proposta é trazer todos os tipos de pessoas para conviver e nada melhor que essa turma com a síndrome. Os alunos ficaram 100% do tempo em casa durante esse momento (pandemia) porque têm problemas de imunidade e, alguns, até problemas cardíacos, fazendo parte do grupo com comorbidades. Será a primeira vez que farão uma atividade externa

Como surgiu a 1ª brigada formada por pessoas com Down

De acordo com Rosa, o surgimento da Brigada 21 ocorreu por meio de um convite feito pelo Corpo de Bombeiros para que dessa forma eles implementassem um projeto-piloto.

É o primeiro do Brasil em que pessoas com a síndrome se tornarão brigadistas eventuais. E a aula inaugural de hoje (10) foi para que os alunos começassem a se ambientar. Eles foram recebidos pelo comandante-geral, junto às famílias, e apresentados aos instrutores, conheceram as viaturas, os instrumentos. Ao final, receberam uniformes de brigadistas que usarão durante a capacitação.

A primeira turma foi para os usuários da Vitória Down. Tivemos 13 jovens e adultos interessados, entre meninos e meninas. É um projeto-piloto e a intenção é que tenha outras turmas no ano que vem, abrindo até para a comunidade que queira se associar à instituição para participar. A ideia está incluída em um projeto maior que temos de apoio à vida adulta das pessoas com T21 (síndrome de Down)

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo