Homem com síndrome de Down desafia as probabilidades e comemora 77 anos de idade
Homem com síndrome de Down desafia as probabilidades e comemora 77 anos de idade
Quando Georgie Wildgust nasceu com síndrome de Down, em 1942, sua mãe foi informada de que ele não completaria 10 anos. Mas Georgie provou que os médicos estavam errados.
No mês passado, o jardineiro aposentado, que vive em Nottingham, Inglaterra, completou 77 anos. Acredita-se que ele seja a pessoa mais velha da Grã-Bretanha diagnosticada com a trissomia do cromossomo 21.
“Provavelmente porque ele teve uma infância adorável”, contou a sobrinha dele, Nikki Wright, 44 anos, à agência de notícias britânica SWNS. Nikki contou que Georgie cresceu sabendo “que ele poderia fazer qualquer coisa”.
A infância
Nikki contou também que, na época, muitas crianças com síndrome de Down eram enviadas para morar em instituições. Quando menino, Georgie brincava com crianças típicas em seu bairro. “Todos o acolheram sob suas asas e cuidaram dele, revelou Nikki. “Era uma grande comunidade feliz que se cuidava. Então ele sempre foi muito sociável. ”
Hoje, George mora em uma casa para idosos, com outros 12 residentes, onde ele gosta de dançar, colorir e tomar sorvete. “Ele tem uma namorada, Lorraine, mas ela acabou de se mudar e acho que ele sente um pouco a falta dela”, disse Nikki. “Mas ela ainda vem visitá-lo e eles conversam no Skype também.”
A expectativa de vida para as síndrome de Down aumentou consideravelmente nas últimas décadas: a média em 1950 era de 22 anos; em 2010, eram 50. Hoje, estão chegando aos 60 anos, de acordo com o Dr. Brian Skotko, geneticista médico e a cadeira dotada de Emma Campbell para Síndrome de Down no Hospital Geral de Massachusetts.
Kandi Pickard, presidente e CEO da Sociedade Nacional de Síndrome de Down, créditos que aumentam para a intervenção precoce. “Fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala estão fazendo uma tremenda diferença”, disse Pickard à TODAY Health.
Expectativa de vida
Os avanços médicos também aumentaram a expectativa de vida média.
Aproximadamente 50% de todos os bebês com síndrome de Down nascem com um problema cardíaco congênito, de acordo com o Centers for Disease Control.
Crianças com síndrome de Down também apresentam maior risco de apneia obstrutiva do sono e doenças da tireóide. Mas essas condições geralmente podem ser corrigidas.
“As pessoas com síndrome de Down estão vivendo mais do que jamais viveram antes e isso se deve em grande parte aos avanços nos cuidados médicos e cirúrgicos”, disse Skotko à TODAY Health. “Existem muitas condições que ocorrem juntamente com a síndrome de Down, e agora sabemos como detectar e às vezes impedir que essas consequências atrapalhem.”
Guiness Book
Um homem de Minnesota chamado Bert Holbrook foi reconhecido pelo Guinness World Records como a pessoa mais velha do mundo com síndrome de Down. Ele faleceu aos 83 anos em 2012.
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Fonte:https://www.today.com
Adorei a reportagem, principalmente porque tenho uma neta com dow meu amor maior ?