Horário adaptado de aulas. Meu filho tem deficiência, posso levá-lo menos tempo para a escola?
Promovendo a educação inclusiva: o horário adaptado de aulas para alunos com deficiência
Horário adaptado de aulas, é possível?
Essa é uma dúvida bem recorrente em nossa comunidade do Crianças Especiais. Nesse post vamos explicar um pouco sobre essa dúvida que muitos pais tem
O horário adaptado de aulas para alunos com deficiência é uma medida que busca garantir que esses estudantes tenham acesso à educação de forma inclusiva. Como também, as suas necessidades educacionais específicas sejam atendidas. Essa adaptação pode envolver diferentes estratégias, como a redução da carga horária, a flexibilização do currículo e a oferta de recursos de acessibilidade.
Adaptação de horário de aulas
A necessidade de adaptação do horário escolar para alunos com deficiência surge a partir do entendimento de que esses estudantes podem apresentar dificuldades em diferentes áreas do desenvolvimento, como a comunicação, a mobilidade, a cognição, entre outras.
Com isso, é preciso que a escola esteja preparada para desenvolver um planejamento pedagógico individualizado, que leve em conta as necessidades de cada aluno com deficiência.
Assim, a instituição de ensino poderá adotar a redução da carga horária nesse planejamento pedagógico individualizado, desde que comprove a necessidade dessa adaptação e esteja de acordo com a legislação vigente.
Dessa forma, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) garante que as escolas devem disponibilizar os recursos necessários para atender às necessidades educacionais dos alunos com deficiência em todos os níveis e modalidades de ensino, assegurando a educação inclusiva no Brasil.
Contudo, em casos específicos, a escola pode reduzir a carga horária para alunos com deficiência, comprovando sua necessidade para promover inclusão. A inclusão deve ser prioridade, criando um ambiente acessível e acolhedor para todos.
Capacitação escolar
Além disso, é fundamental capacitar os professores e demais profissionais da escola para lidar com as especificidades das deficiências dos alunos, a fim de garantir um ambiente educacional inclusivo e de qualidade.
Porque a inclusão escolar não é apenas garantir a vaga ao aluno com deficiência, mas sim fazer com que ele permaneça na escola e com uma aprendizagem significativa. Pode-se adotar um horário adaptado para crianças com deficiência, desde que haja comprovação
Deixe-nos saber o que você achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Por Leticia Lefevre
Saiba mais
Publicadas orientações para a educação de alunos com síndrome de Down
Transporte escolar para crianças com deficiência e autismo
Boa Tarde!
Gostei da sua matéria, achei pertinente, pois em sala de aula, muitas vezes entendem essa flexibilização de horário, como ato discriminatório.
Tenho uma dúvida, gostaria de saber em que local, lei, ementa etc. está descrito que pode acontecer essa flexibilização do horário para as crianças com deficiência.
Muito Obrigada.
Olá, claramente em uma lei não há essa previsão legal, mas ao utilizarmos como base o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, sempre deverá ser considerado o melhor interesse da criança.
Achei muito importante essa fala, pois nó vemos muitas crianças sofrendo em sala de aula, ás vezes está claro no olhar que não estão aguentando, pois tem um tempo de tolerância muito baixo.
Na minha sala mesmo tem um aluninho muito comprometido, que fica pedindo socorro com os olhinhos e quando eu sugeri uma redução de horário, fui mal interpretada.
Muito obrigada
Adorei a matéria, pois são dúvidas constantes sobre redução de carga horária, quando o aluno autista não consegue permanecer às 4h em sala de aula, mesmo com uma rotina de atividades diferenciadas.
Já comprei o Kit Só escola autista. Aguardando chegar.
Gostaria de saber se a escola pode ficar ligando para a mãe ir buscar o autista mais cedo. Meu filho não pode desregular dois minutos que já ligam pra eu ir buscar. As vezes só fica 1 hora na escola
Não, pois é direito do seu filho não só a matrícula, como o profissional especializado e o aprendizado signtificativo.