Menina com beleza diversa encontra autoestima nas redes sociais
Todos os dias pessoas com alguma característica diferenciada buscam a autoestima de diversas maneiras.
E como ajudar crianças a lidarem com as diferenças?
A pequena Vitória, de 6 anos, de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, encontrou sua maneira e hoje é um sucesso nas redes sociais.
Após a menina não querer se olhar no espelho em razão de um hemangioma em seu rosto ela buscou apoio nas redes e conquistou milhares de seguidores.
Hoje, Vitória tem mais de 32 mil seguidores no Instagram, que acompanham sua rotina por meio de fotos e vídeos dela.
Seu perfil, de acordo com as regras do Instagram (Que não permite acesso a rede a menores de 13 anos) é administrado pela sua mãe, a fisioterapeuta Rose Vasconcelos e vem ganhando novos seguidores a cada dia. Vitória conquista todos com sua empatia e carisma.
O nascimento
Rose conta que as coisas não eram tão simples assim antes. Vitória nasceu com um hemangioma em seu rosto.
Quando nasceu em 19 de maio de 2014, os pais foram surpreendidos pelo tumor no rosto da menina, principalmente por não estarem preparados para o fato, visto que não foi identificado nos exames de pré-natal.
Mas o pior foi como a notícia foi dada a família, após o nascimento, a equipe médica embrulhou a menina, e saíram correndo da sala. Quando Rose questionou o que aconteceu, foi informado que a filha havia nascido com uma “deformidade”.
Após exames foi diagnosticado o hemangioma. E foi dito a família que poderia sumir com o tempo. A família buscou atendimento de equipe especializada que acompanha a menina. O tratamento nesse caso consiste em procedimento denominados embolização, que visa diminuir a quantidade de sangue que chega no hemangioma e depois, ela deverá fazer cirurgia.
Com o passar do tempo Vitória foi crescendo e o hemangioma também. Com isso, comparações com a irmã mais nova de 4 anos, Alice, 4, começaram, como também os olhares críticos das pessoas.
Ao se comparar com a irmã mais nova Vitoria chegou em um momento que não queria mais se olhar no espelho. Mas felizmente tudo mudou…
A mudança
Vitória começou a querer posta suas fotos nas redes sociais, e muitas pessoas comentavam em seus posts como ela era linda, carismática e estilosa. Esses comentários e o incentivo e apoio de seus seguidores fizeram com que Vitória fosse melhorando sua autoestima e a cada dia se apaixonando mais por si mesma.
Mas como nem tudo são flores, algumas situações desagradáveis acontecem. Alguma pessoas perdem a chance de ficar caladas e fazem comentários desrespeitosos e capacitistas. Tais como: que a família está ganhando dinheiro às custas da menina, que ela é um monstro e deveria ser escondida, que deveria ser proibido postar fotos de crianças como Vitória.
Vale ressaltar que pessoas que fazem esse tipo de comentário, além de serem capacitistas, dependendo da ofensa pode ser considerada crime.
Crime previsto no artigo 88, da LBI – Lei Brasileira de Inclusão. Onde está claramente expresso: Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência: Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa. E no caso o crime for praticado por intermédio de meios de comunicação social ou de publicação de qualquer natureza (redes sociais) a pena será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.
Fazendo a diferença
Rose conta que a rotina da família é uma loucura. A Vitória faz suas aulas regulares e também faz aulas de Jazz e canto. Muitas vezes, nós saímos para fotografar pela cidade. Estamos adorando esse novo estilo de vida. Isso tem trazido muitos benefícios para vida da Vitória. E claro, não podemos deixar de mencionar a grande família que temos por traz disso tudo!
Por fim, Rose conta que Vitoria veio para o mundo para fazer diferença. E já está fazendo.