Menino de 9 anos vence câncer raro e agressivo no fígado
Um menino de Liverpool (Inglaterra) venceu a batalha contra um câncer raríssimo no fígado.
Trata-se de Saul Barry Hayden, de apenas 9 ano. Após apresentar dores na região do abdômen, sua mãe, Vicki Kay-Spruce, ao examiná-lo encontrou um pequeno nódulo na barriga do filho.
Imediatamente, ela o levou para uma consulta no Hospital Infantil Alder Hey. Após ser examinado o menino e sua mãe receberam a notícia de que Saul estava com um tumor rabdomoide maligno em estágio 4.
A raridade desse tipo de câncer é tão grande que só 53 pessoas foram diagnosticadas em todo o mundo, e só cinco delas sobreviveram ao tratamento, conforme informações do jornal britânico Daily Mail.
Diante do seu quadro o menino foi submetido a uma cirurgia extremamente arriscada e passou por um exaustivo tratamento médico para que pudesse ficar bem.
De acordo com Vicki, o filho teve ainda múltiplas infecções e até quatro dentes adultos extraídos por causa de problemas provocados pela forte medicação.
Todavia, nada se mostrava tão efetivo quanto uma cirurgia pioneira, mas muito delicada. Depois de pequena redução do tumor, os especialistas decidiram ir adiante e fazer uma operação que consistia na retirada do fígado da criança, no Hospital Infantil de Birmingham.
Eles cortaram as células cancerígenas do órgão, antes de colocá-lo novamente no corpo do pequeno Saul. Uma artéria infectada também precisou ser removida devido ao risco de dar origem a uma metástase. A operação durou cerca de 10 horas, mas os desafios continuaram. A criança precisou enfrentar mais sessões de quimioterapia e radioterapia, mas o fato é que, em pouco tempo, os médicos constataram que Saul estava 100% curado!
Porém, depois de todo o tratamento Saul está curado! Em razão da doença, Saul precisou deixar de ir à escola e abandonar qualquer atividade comum para qualquer criança nessa idade. Longe dos hospitais, agora o garoto vai poder voltar a ter uma vida normal e se dedicar a um de seus maiores hobbies: jogar videogame.
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.