Menino escreve livro contando sobre suas experiências com a síndrome de Down
Um menino de 9 anos, com trisssomia do 21 (mais conhecida com síndrome de Down) escreveu um livro contando sobre suas experiências com a T21.
Trata-se do pequeno Max Dalarme. O menino de olhar sensível decidiu escrever seu primeiro livro sozinho para falar sobre sua visão do mundo. Na obra ele conta sobre experiências e conquistas e de sua forte amizade com o cachorro: Maui.
A publicação do livro foi feita pela Escrita Fina e com ilustrações de Cris Eich.
O livro ganhou o nome de: Eu sou o Max!
Max e as letras
Max desde de pequeno é encantado pela escrita, vive ao lado de livros. Com 6 anos ele já estava alfabetizado. Com isso, nasceu da vontade do pequeno de se tornar um escritor.
A ideia de escrever sua primeira obra surgiu, quando aos 6 anos, leu o livro As aventuras de uma criança downadinha, de Alessandra Almeida.
Esse livro conta a história de Clarice, que tem síndrome de Down, filha de Alessandra.
Ao ler o livro Max questionou a mãe Melissa Dalarme porque ele não tinha o seu livro. Então o pequeno foi a seu quarto e esboçou e ilustrou seu livro: Eu sou o Max.
Durante alguns meses Max escreveu sua rotina, sobre sua família, amigos e Maui seu cachorro amado.
Sobre o livro
O livro conta a história de Max tem 7 anos, um cachorro bebê chamado Maui e uma avó com tatuagem de rosa. Mas Max tem muito, muito mais coisas. Tem aulas de natação e treinos de capoeira. Ele tem uma prancha azul em que surfa com seu pai. Tem uma amiga que o acorda com dez beijos de jacaré, e um tio que o leva de carona para a escola. Mas, acima de tudo, Max tem muito amor pela vida, pelas pessoas e por sua família. Além de uma sensibilidade extraordinária – que, aliada à paixão pelos livros e pelos desenhos, o fez escrever sua primeira história já assim, tão novo, dando origem a este Eu sou o Max!
O livro é uma grande oportunidade de incentivar o trabalho de Max, de da oportunidade a ele fazer o que realmente gosta, e valorizar seu trabalho.
O que é síndrome de Down?
A síndrome de Down é causada trissomia do cromossomo 21. A T21 ou trissomia ocorre quando no cromossomo 21 de uma pessoa em vez dela ter 2 cromossomos ela tem 3. Com isso, o total de seus cromossomos é e 47 em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down apresentam características parecidas, mas suas personalidades e outras características são únicas. Ninguém é igual a ninguém.
Entretanto, vale ressaltar que a síndrome de Down não é culpa dos pais. Eles não poderiam ter feito nada para evitá-la Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.
Todavia, as pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. Se você é pai ou mãe de uma pessoa com síndrome de Down, é bom saber que seu filho pode ter um bom desenvolvimento, poderá desenvolver suas potencialidade, capacidades e ter autonomia. Ele pode ser o que desejar.
Para comprar seu livro basta acessar: https://amzn.to/39dp1SY
Por fim, deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.