Paralimpíadas ou Paraolimpíadas? O que é correto?
Saiba qual o nome correto
Por Leticia Lefevre
Com a chegada dos Jogos Olímpicos sabemos que na sequência chegam os Jogos Paralímpicos. Mas qual é o nome correto desses jogos?
Até 2011, os jogos paraolímpicos no Brasil eram denominados paraolímpicos.
No entanto, com o intuito de igualar o nome ao uso de todos os outros países de língua portuguesa, o COB – Comitê Olímpico Brasileiro determinou a mudança.
Porque em outros países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, já se usava o termo Paralimpíadas.
Na época, houve muitas discussões em relação a alteração por especialistas em linguística. Entretanto, manteve-se a alteração.
A alteração oficial aconteceu durante o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O nome dos jogos perdeu a letra “o” e a partir daquele momento chama-se Paralimpíadas. A pedido do Comitê Paralímpico Internacional.
Após pesquisas sobre as origens do termo, seja “Paraolímpiada” ou “Paralimpíada“, não são claras.
Em inglês, a palavra paralympic, todavia, parece haver menos controvérsia do que em português e a versão sem o “o” predomina em referências históricas. de acordo com o CPI – Comitê Paralímpico Internacional, a palavra provavelmente surgiu no início dos jogos, na década de 50, com a junção das palavras “paraplégico” e “Olimpíada”.
A origem
Essa tese é reforçada pelas primeiras referências escritas ao termo. Como um artigo de 1954 que fala em “Paraplegic Games” ou a “Paralympic Tokyo 1964“.
Mas outras deficiências foram incorporadas à competição e a interpretação original do termo passou a não fazer mais sentido, além de ser extremamente capacitista.
A interpretação atual do CPI é a de que o termo “Paralimpíada” indica que a competição acontece “em paralelo à Olimpíada“. E que os dois movimentos do esporte internacional convivem lado a lado (Olimpíadas e Paralimpíadas).
Compartilhe para que mais pessoas saibam sobre essa curiosidade.
Por fim, nos conte o que você achou. A sua opinião é muito importante para nós.
Fontes: www.cpb.org.br /www.bbc.com.br