Prefeitura apoia campanha de divulgação sobre a síndrome de Rett
A Prefeitura do estado de São Paulo irá realizar neste sábado, 30 de outubro, projeções com a cor roxa em diversos pontos da capital.
A Prefeitura do estado de São Paulo irá realizar neste sábado, 30 de outubro, uma campanha com projeções com a cor roxa em diversos pontos da capital para conscientizar sobre a síndrome de Rett. Entre esses pontos estão o Edifício Matarazzo, que é a sede do poder público municipal, o Monumento das Bandeiras no Ibirapuera, o Viaduto do Chá entre outros pontos da capital paulista.
Essa iluminação especial faz parte parte de uma campanha chamada “Toda pessoa com Rett tem o poder de transformar vidas”. Essa campanha está sendo feita pela ONG ABRE-Te — Associação Brasileira de Síndrome de Rett, pois esse mês de outubro é o mês da consciência da doença de Rett.
Síndrome de Rett
A Síndrome de Rett é uma severa desordem do neurodesenvolvimento, que na maioria das vezes tem como causador a mutação no gene MECP2. A prevalência dessa síndrome é de uma a cada 10 mil a 20 mil pessoas que são do sexo feminino.
Trata-se da segunda principal mutação genética de deficiência intelectual em pessoas do sexo feminino. Entretanto, também existe meninos que possuem a síndrome. A estimativa no pais conta com cerca de 3 mil pessoas que possui a síndrome de Rett.
Infelizmente, a falta de conhecimento sobre a síndrome e as pesquisas que ainda encontram-se em andamento ainda são bastante evidentes. As manifestações são multissistêmicas e, na maioria das vezes, além de precisarem do conhecimento, observações, também contam com a articulação dos profissionais de diversas especialidades da área da saúde.
Sobre a ONG Abre-Te
Sendo uma referência na promoção da saúde, aprendizagem e exercícios de cidadania para as pessoas que possuem a síndrome de Rett em todo o país, para eles poderem ser incluídos na nossa sociedade sendo respeitados pelas suas diferenças, é o objetivo desta ONG.
A ONG, fica localizada no estado de São Paulo subsidia hoje cerca de 437 família de paciência com acolhimento e realiza a divulgação de conhecimento sociais e científico em todo o nosso país. A ONG foi fundado pela família de paciência com a síndrome e voluntários.
Caso algum jornalista possuía algum interesse em aprofundar-se sobre o tema ou até mesmo ouvir os especialista sobre esse assunto, abaixo encontra-se os contatos da ONG para poderem entrar em contato:
Email: [email protected]
Instagram e Facebook: @abretesp
Fonte: Cidade de São Paulo