Geral

Professora cria caderno de elogios e transforma a vida dos alunos

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Olha que ideia interessante! Um caderno de elogios para incentivar a melhorar a autoestima dos alunos. Essa ideia foi dada pela professora Sandra Cristina, que implantou esse método há mais de uma década em uma escola de Maxaranguape (RN) e até os dias de hoje colhe os frutos dessa sua ideia.

Com as folhas de rascunhos que seriam descartadas e páginas de revistas e jornais antigos, Sandra Cristina da Silva Cassiano deu início ao projeto. Tendo como inspiração o Diário de Elogios, que foi produzido pela Seicho-no-ie, ela criava uma ferramenta que transformaria a visão de que os alunos tinham sobre eles mesmos.

Os materiais modestos do caderno de elogios pouco importava, a essência do projeto da educadora era fazer com que todos os estudantes se enxergassem como pessoas especiais. O objetivo principal do projeto é mostrar para os estudantes como eles são importantes, para conseguirem se ver de uma maneira positiva.

O desempenho dos alunos melhorou dentro e fora do ambiente estudantil

Com esse projeto, a educadora mostra que apenas com palavras positivas, os estudantes poderiam descobrir mais sobre a autoestima, e que com o passar do tempo, ela percebeu que o desempenho o relacionamento tanto dentro quanto fora do ambiente escolar melhorou bastante.

A educadora ainda ressalta que esse caderno mostra o afeto do aluno para com ele mesmo, dos familiares, amigos de sala, os funcionários da escola, atrelado ao conhecimento adquirido durante todas as aulas, o que ajuda a construir outra visão na vida dos alunos. Eles internalizam que há um mundo para ser conquistado ao deixarem a escola.

Atualmente, a educadora não trabalha mais na escola onde iniciou esse projeto, o Centro de Educação Integrada de Maracajaú. Porém, como toda boa semente plantada em um bom e fértil solo, gera excelentes frutos, o caderno segue sendo usado como um elemento pedagógico da instituição pelos demais professores que acreditaram no poder que o projeto tem de transformar a vida dos estudantes.

No momento em que a educadora Sandra encontra seus alunos antigos, que atualmente são adultos, percebe e a importância na vida dele por ter trabalhado o emocional deles durante a época em que estudavam.

Apaixonada pela educação, Sandra deixa isso muito claro quando fala com muito entusiamo sobre o seu projeto. Ela ainda relata que se conseguir fazer algo positivo no dia a dia de um aluno todo seu trabalho já valeu a pena.

Ela conta que escutar que foi importante na vida dos alunos dessa maneira é muito gratificante. Pois ensinou a muito deles a se reconhecerem.

Foto Rayanna Guesc

Caderno transformou a vida da professora

Conhecer o Diário de Elogios, da filosofia japonesa, foi sem dúvidas um divisor de águas na vida da educadora.

Praticar o elogio em todas as etapas de sua vida foi algo essencial para conseguir quebrar todas as barreiras e se aceitar do jeitinho que ela é.

Em sua infância, Sandra conheceu o bullying por parte de seus colegas e colocou em sua cabeça que não seria capaz de conquistar nada. Tinha questões com seu corpo e cabelo. Mas essa Sandra ficou no passado, pois ela conseguiu deixar para atrás essa triste realidade, se tornando uma educadora e atualmente exala autoconfiança e amor próprio por onde passa.

Os educadoras do Porvir lançaram uma campanha de financiamento na plataforma Kickante. Tendo como meta arrecadar cerca de R$ 100 mil reais até o dia 19 deste mês, é possível realizar doações a partir de 30 reais.

Fonte: Só Notícia Boa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo