Publicadas orientações para a educação de alunos com síndrome de Down
A Down Syndrome International (Síndrome de Down Internacional) é uma organização que tem como participantes organizações de síndrome de Down do mundo inteiro.
Recentemente, essa organização publicou um material com orientações para a educação dos alunos com síndrome de Down (Guidelines for the Education of Learners with Down Syndrome).
De acordo com a Down Syndrome International há uma necessidade iminente de abordar essas questões para garantir que as pessoas com síndrome de Down em países ao redor do mundo recebam a educação necessária para atingir plenamente suas pontencialidades. Todavia, anteriormente, não havia orientação internacional sobre as melhores práticas nessa área.
Para ter acesso as orientações clique aqui
Não obstante, o texto está em inglês, até o momento não temos ciência dele traduzido para o português.
As orientações tem como objetivo:
- melhorar o acesso e a qualidade da educação das pessoas com síndrome de Down em todo o mundo.
- contribuir para a realização do direito das pessoas com síndrome de Down à educação inclusiva e aprendizagem ao longo da vida (conforme o artigo 24 da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência).
- permitir que as pessoas com síndrome de Down em países ao redor do mundo recebam a educação adequada para alcançar todo o seu potencial.
Sobre as orientações:
- é a primeira orientação internacional sobre boas práticas nessa área.
- foram escritas por profissionais da educação e especialistas da área, com a contribuição de nossa rede de membros e pessoas interessadas, para garantir sua relevância e valor globais.
- fornecem orientação de melhores práticas para alunos, professores e gestores da educação pré-escolar, escolar e pós-escolar, a fim de promover a aprendizagem ao longo da vida.
- promovem oportunidades de vida e qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down.
- pode promover a inclusão na sociedade, interesses e amizades.
- podem facilitar maior independência e emprego futuro.
- oferecem um ponto de referência global e ferramentas para defesa dos direitos para estudantes, famílias e apoios, profissionais da educação, prestadores de serviços, instituições nacionais e regionais, organizações de síndrome de Down e de deficiência, gestores e instituições, para incentivar a adoção das melhores prática em seus países.
Segundo a Síndrome de Down Internacional as orientações são um importante ponto de partida para permitir que as pessoas com síndrome de Down recebam o apoio educacional necessário para alcançar seu pleno potencial. A educação melhora as oportunidades de vida e a qualidade de vida. Promove a inclusão na sociedade, interesses e amizades e pode facilitar uma maior independência e um emprego futuro.
Próximos passos
Atualmente, Down Syndrome International está promovendo e divulgando as orientações em toda a sua rede global, incentivando que outras pessoas a fazer o mesmo.
Contudo, futuramente, eles trabalharão a advocacy, ativistas e pessoas com síndrome de Down, profissionais e organizações afiliadas para implementar as diretrizes em países do mundo todo.
Por fim, Down Syndrome International também pretendem monitorar as orientações agora e nos próximos anos. Como também continuarão a defender uma educação inclusiva de qualidade. Bem como pretendem desenvolver recursos, kits de ferramentas e treinamento em colaboração com seus membros nacionais e regionais e outros parceiros estratégicos internacionais.
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Fontes:https://www.movimentodown.org.br / https://www.ds-int.org/education