Sofia, a bebê do sorriso especial que foi diagnosticada com Down após o nascimento
Cristina e Ricardo começaram sua história de amor na praia há 6 anos atrás. No verão de 2013 começaram a namorar, pouco tempo depois já estavam vivendo sobre o mesmo teto. O pedido de casamento foi em Nova York, nos EUA e o casamento aconteceu em 27 de maio de 2017, no Mosteiro da Batalha, em Portugal.
https://www.instagram.com/p/BjTFhN4A194/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
Após um ano de casamento resolveram aumentar a família e em julho daquele mesmo ano veio o tão sonhado positivo. Estavam grávidos. A gestação correu sem qualquer intercorrência, nem enjoos e nem desejos.
Sofia Ortuño Carocha nasceu em fevereiro de 2019. O pai foi com a filha para a sala de recuperação e percebeu algo diferente. Os olhos da menina eram puxados, uma das características de quem tem síndrome de Down.
Ainda na sala, uma das enfermeiras pegou na menina e deu a entender que algo estava acontecendo, mas não estava nada confirmado. No dia seguinte, o pediatra confirmou a família o diagnóstico da síndrome de Down, porém, só poderia ser comprovado após os exames de sangue.
Após um interminável mês o diagnóstico chegou: Sofia tinha síndrome de Down.
A vida depois do diagnóstico
Segundo relato da família a Revista Crescer, de Portugal, os sonhos, projetos e expectativas, foram, por instantes, desmoronados. Para eles as primeiras 24 horas foram as mais difíceis. O momento mais difícil foi quando deram a notícia aos amigos e família, em especial aos avós da Sofia.
Em nenhum exame e ecografias, nada havia sido encontrado de anormal.
A adaptação a nova vida de pais está sendo tranquila para o casal. E a garota os surpreende a cada dia com um lindo sorriso.
Uma sessão de fotos em família
Antes de Sofia nascer, o casal contatou Maria Evangelista, fotógrafa há mais de 20 anos, exímia especialista em sessões de maternidade, recém-nascido e bebés/famílias.
As fotos dela são um colírio para quem as vê. São fotos que capturam a essência das pessoas que ela fotografa. E não por menos ela captou a essência dessa família: muito amor envolvido.
A indicação da fotógrafa veio por meio de um primo. E como já eram fãs do trabalho da fotógrafa optaram por registrar os primeiros dias de Sofia com ela.
Maria Evangelista já tinha o conhecimento que Sofia tinha uns olhos e sorriso especiais. O que mais encantou a fotógrafa foi a positividade do casal que contou a ela a garota já tinha nascido e que havia a suspeita de ter síndrome de Down.
A garota do sorriso especial
Segundo a fotógrafa a experiência foi maravilhosa. A família estava tranquila e as fotos aconteceram normalmente.
https://www.instagram.com/p/BwDKC7ujhiK/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
Ela tomou todos os cuidados para fotografar a menina, e ainda teve a preocupação extra por não saber como ela iria reagir, se iria perceber que ela estava mexendo dela. O objetivo era deixá-la o mais confortável. E ela conseguiu.
As fotos
Os pais também ficaram impressionados com o trabalho de Maria e nós também. Ela os fez se sentirem em casa. Tudo ocorreu lindamente. Os pais ressaltam o profissionalismo, a descontração e a simpatia da fotógrafa. “É realmente impressionante observar a dedicação e a paixão com que a Maria trata os nossos bebês”, diz a mãe.
Hoje sou mais rica e mais feliz
Maria Evangelista relata que a maior lição que tirou dessa experiência é que o amor é o caminho para tudo. Que a vida deve ser levada de forma mais simples e menos materialista. Hoje a sociedade dá valor as coisas erradas. Ela diz que foi muito bom ver esta família, tão simples, mas tão feliz e com tanto amor, e que perante uma dificuldade há sempre uma solução. Por maior que a dificuldade seja, ela percebeu que a vida é muito curta para não valorizar as coisas certas e agradeceu acima de tudo, ter tido o privilégio de ter privado com eles. Hoje ela é mais rica e mais feliz.
O contato entre a profissional e os pais de Sofia continua, até porque Cristina e Ricardo criaram uma página dedicada à menina, que pode ser seguida no Instagram
https://www.instagram.com/p/Bv36krJnGWx/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
E que conselhos dão os pais de Sofia a outras famílias que possam passar (ou que passem) pela mesma situação que eles?
“Não desesperem pois a vida nos prega peças que nos mostram que nem tudo o que achamos que é perfeito para nós, o é na realidade. Depois de ultrapassado o choque inicial e depois de alguma pesquisa, irão ver que bebês com síndrome de Down são iguais a todos os outros, mas com alguns cuidados a mais. Resumindo, aproveitem ao máximo esta experiência, pois fomos os escolhidos para sermos pais destes anjinhos maravilhosos”, finalizam.
O casal segue ao lado de Sofia, comemorando cada momento. Sempre com muito amor.
https://www.instagram.com/p/Bx-RRZyny-g/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Fonte: https://www.crescercontigo.pt