Altas Habilidades e Superdotação

Thomas um Caso Inspirador: Professora Identifica e Escola Apoia Aluno Superdotado

Por Patrícia Vitoriano Rodrigues, mãe de Thomas, 9 anos, cursando 5º ano, um exemplo de quando a escola e professor se unem pelo aluno.

Siga-nos no GOOGLE NEWS

Desde pequeno, Thomas se destacava por sua precocidade. Aos 10 meses, já caminhava com firmeza, e sua fala se desenvolvia de maneira surpreendente. Vocabulário rico, frases completas e conjugação correta dos verbos eram características marcantes, não comum para sua idade.

Sua alegria contagiante e a rara ausência de choro também chamavam a atenção. Aos 1 ano e meio, já era independente no banheiro, sem nenhum acidente noturno. A destreza com as mãos era impressionante, permitindo-lhe pegar objetos no ar com maestria. Sua perspicácia era tanta que até mesmo conversas sobre temas complexos precisavam ser cautelosas em sua presença.

O Despertar da Leitura

Aos 4 anos e meio, a paixão pelos livros se manifestou. Observando seu irmão mais velho ler gibis, Thomas se encantava com as figuras e a narrativa. Logo, o desejo de ler por conta própria se tornou irresistível.

Com o auxílio de uma cartilha de alfabetização, Thomas desvendou os segredos da leitura com rapidez e facilidade. A lógica da combinação das letras o fascinava, e logo ele devorava livros com entusiasmo. Sua curiosidade insaciável e energia contagiante o acompanhavam desde então.

Desafios e Superação

A pandemia da COVID-19 obrigou  Thomas a estudar o Pré 2 em formato online. Já alfabetizado, ele ingressou na primeira série com maestria, obtendo notas máximas em todas as disciplinas.

Na segunda série, o desejo por novos desafios impulsionou ele mesmo a solicitar mudança de sala pois já conhecia os assuntos apresentados pela professora, foi quando percebi que ele não era só um pouco mais inteligente que os demais, ele era diferente em sua forma de aprender.

Um Novo Caminho: Altas Habilidades/Superdotação

Já no segundo ano, eu passei por um problema de saúde inesperado  que me fez interromper a busca por soluções para Thomas. Para ajudá-lo, coloquei ele em uma escola particular, isto já na terceiro ano, onde ele não teve nenhuma dificuldade, sempre tirando notas máximas, se destacando nas aulas, sempre querendo participar das aulas, foi então que a professora, reconhecendo o potencial excepcional do aluno, entregou à família um relatório detalhado ao final do ano letivo.

Nele, a docente sugeria a investigação de Altas Habilidades/Superdotação (AHSD), devido ao perfil de Thomas e à sua capacidade de aprendizado acelerado. A aceleração de série foi recomendada, mas a necessidade de um laudo oficial se tornou evidente.

Com determinação, a família embarcou em uma jornada em busca de um laudo. A avaliação confirmou as suspeitas, e a solicitação de aceleração para o 5º ano foi formalizada.

Em Busca de Oportunidades

Em 23 de fevereiro de 2024, o processo administrativo foi iniciado. Thomas iniciou o 4º ano, mas, devido à espera pela decisão da Diretoria de Ensino, não teve acesso às apostilas. Mesmo assim, suas notas permaneceram impecáveis, demonstrando sua capacidade de aprendizado autônomo.

No segundo bimestre, a escola mudou ele de sala, foi transferido para o 5º ano como aluno ouvinte, estamos aguardando a decisão final da diretoria de ensino. Sua adaptação foi rápida e seu desempenho continua exemplar, a coordenadora da escola está acompanhando, conversou com a professora para saber sobre o desempenho, está tudo bem, Thomas está sem dificuldade e acompanhando a turma.

A aceleração de série

Estamos aguardando há dois meses a resposta da Diretoria de Ensino. Cientes da possibilidade de indeferimento, caso aconteça estão preparados para entrar com ação judicial para garantir a permanência de Thomas no 5º ano. Quando a documentação foi entregue para o processo de aceleração, a diretora informou que temos tudo para um parecer favorável.

O processo foi entregue no início do 1º bimestre, e ficaram de dar um parecer antes do início do 2º bimestre, o que não aconteceu, temos as leis, é um direito assegurado as crianças superdotadas , pedido de aceleração de série, porém na prática é outra história.

Reflexões e Considerações

O relato desta semana, nos convida a refletir sobre a importância de identificar e atender às necessidades de alunos com Altas Habilidades/Superdotação. A oferta de um ambiente educacional desafiador e estimulante é crucial para o desenvolvimento pleno desses indivíduos, neste caso o olhar da professora, acolhimento da escola em transferir o aluno de turma, mesmo aguardando a resposta da diretoria de ensino, fez toda diferença na vida de Thomas.

Curadoria do texto: Cilene Cardoso do Grupo Crescer Feliz
Texto: Patrícia Vitoriano Rodrigues, mãe de Thomas, 9 anos  

Se identificou, compartilha esta história, afinal somos todos diferentes, cada um tem o seu jeito e tudo bem.

Juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo e promissor para todas as crianças, independentemente de suas características.

Saiba mais: 

Superdotação e o mito social da genialidade

A invisibilidade das pessoas com altas habilidades e superdotação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo