Vitória Mesquita liderou mobilização e fez Google atualizar definição de síndrome de Down
Vitória Mesquita tem apenas 22 anos e ganhou as redes sociais com um feito histórico. Acontece que a jovem influenciadora digita liderou uma campanha para conseguir com que a gigante empresa de buscas na web, mais conhecida como Google, modificasse o resultado da pesquisa pelo termo “síndrome de Down”.
Ela pedia essa mudança devido ao fato de que quando alguém procurava pelo termo “síndrome de Down”. O Google exibia uma resposta que classificava a trissomia do cromossomo 21 como uma enfermidade.
Após Vitória liderar essa movimentação virtual, o buscador tomou a decisão de modificar a forma pela qual exibe a resposta quando buscam por esse termo.
Sendo assim, quando um internauta vai até o Google e digita o termo “síndrome de Down”, em resposta o buscador se refere agora como a trissomia do cromossomo 21 como “condição genética”.
De acordo com o Google, eles coletam essas informações através do painel de informações a respeito de saúde dos parceiros com quais o buscador mantém parceria ao redor do mundo, como é o caso do Hospital Israelita Albert Einstein no Brasil.
Entretanto, existe a possibilidade de que os usuários do buscador possam fazer relatos a qualquer instante a respeito de informações desatualizadas ou incorretas que possam ser exibida como resposta. Sendo assim, toda vez que as pessoas reportam sobre informações desatualizadas ou incorretas. Elas contribuem para que o buscador melhore ainda mais os resultados apresentados aos internautas.
A importante ação de Vitória Mesquita
Foi graças a ação de Vitória que essa modificação pode ser realizada pelo Google. Inclusive, o feito alcançado por teve grande repercussão. Inclusive, o senador Romário (PL-RJ), ex-jogador de futebol parabenizou a jovem. Ivy, filha de Romário também tem síndrome de Down.
Ele concedeu uma entrevista ao Portal Metrópoles, e disse que por se tratar do maior site de buscas do mundo, conseguir uma mudança no termo é uma vitória gigantesca. Visto que, as pessoas usam o Google como um portal de conhecimento, é fundamental que termo correto seja exibido, para que dessa forma não cause desinformação ou contribua para reforçar estereótipos negativos.
Perfil no Instagram
Para criar um perfil no Instagram em prol dessa causa, Vitória contou com a ajuda de sua irmã, Luiza Mesquita. Atualmente o perfil criado e mantido por elas possui quase 20 mil seguidores.
A ideia de criar essa página surgiu durante a pandemia. O intuito era estimular a autoestima e criatividade de Vitória. Para que desse modo pudesse desmitificar a síndrome de Down, de uma forma profissionalmente mais leve.
Contudo, o objetivo dessa página no Instagram é levar conhecimento aos seguidores e contar um pouco mais a respeito do dia a dia de Vitória.
Vitória afirma que ela deseja fazer o melhor para todos, para que dessa forma seja capaz de lutar contra o bullying, contra o capacitismo e contra o preconceito.
A influencer crê que existe uma longa jornada até que conquiste a igualdade no Distrito Federal, onde mora. Uma das principais dificuldades enfrentadas se referem a falta de oportunidades no mercado de trabalho. Isso pode dificultar a vida daquelas pessoas com síndrome de Down.
Fonte: Portal Metrópoles